Estado também deveria contribuir para a ADSE, diz sindicato

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) defendeu hoje que a administração também deveria contribuir para a ADSE, fazendo assim com que a taxa diminuísse para os trabalhadores.

Notícia

© Lusa

Lusa
06/11/2014 23:04 ‧ 06/11/2014 por Lusa

Economia

STE

"Entendemos que a entidade empregadora [o Estado], que neste Orçamento do Estado [de 2015] fica isenta de descontos para esse subsistema de saúde, devia contribuir também", afirmou hoje a presidente do STE, Helena Rodrigues, em declarações à Lusa a propósito da decisão do Tribunal Constitucional (TC) em relação aos descontos para a ADSE.

O TC deu hoje "luz verde" aos aumentos dos descontos para a ADSE e outros subsistemas de saúde do Estado, aprovados em maio, diploma cuja fiscalização tinha sido pedida pelo PCP, BE e PEV, em junho.

Para o STE, "é por causa de [o Estado] deixar de contribuir que os trabalhadores são sobrecarregados com uma taxa de 3,5%", que o sindicato considera "um exagero".

"Qualquer seguro de saúde, qualquer companhia de seguros, adoraria ter este conjunto de segurados e faria, com certeza, uma taxa mais baixa", afirmou.

Referindo que "nem sempre as decisões do TC vão ao encontro daquilo que é o desejo dos trabalhadores e das estruturas que os representam", a presidente da STE, ressalvando não conhecer os fundamentos do Constitucional, recordou que, "sendo um regime de adesão voluntária, aqueles que não concordarem podem sair".

A lei 30/2014, de 19 de maio, cujos efeitos se aplicaram aos salários pagos em junho, aumentou as contribuições dos funcionários públicos e dos pensionistas, incluindo militares e forças de segurança, para os respetivos subsistemas de saúde, de 2,5 para 3,5 por cento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas