Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Financiamento especializado cresce no 1.º semestre

O financiamento especializado registou "elevados níveis de crescimento" no primeiro semestre de 2014, segundo a associação setorial, com o valor do 'leasing' mobiliário a crescer 31% e dos contratos de 'renting' a aumentar 25,7%.

Financiamento especializado cresce no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

14:04 - 06/11/14 por Lusa

Economia Associação

De acordo com a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, de janeiro a junho foram realizados 15.818 contratos de 'leasing' mobiliário no valor de 596,557 milhões de euros e o 'factoring' (que garante o recebimento atempado das faturas em termos internacionais) financiou um total de 1,2 mil milhões de euros a empresas exportadoras.

No período, o 'leasing' registou um total de investimento no valor de 874,265 milhões de euros, mais 21,4% do que no período homólogo, sendo que o 'leasing' imobiliário subiu 5%.

Quanto ao 'renting', até junho foram adquiridas neste sistema 11.080 viaturas novas, mais 31,6% em comparação com o período homólogo, tendo os novos contratos de 'renting' representado um total de 196,967 milhões de euros.

No 'factoring' assistiu-se a um crescimento de 13,8% no volume de créditos tomados, que totalizaram 1,3444 mil milhões de euros, destacando-se o 'factoring' às importações, que cresceu 1,3%, "invertendo uma tendência negativa e indicando uma retoma do consumo interno".

Quanto ao 'factoring' à exportação, a associação diz manter o "comportamento positivo", tendo crescido 13,8% em termos homólogos, representando um financiamento de 1,2 mil milhões de euros às empresas exportadoras.

Já o 'confirming' (gestão do pagamento a fornecedores) aumentou 2,6% no primeiro semestre face ao período homólogo do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório