Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Freguesias perderam 20 milhões com nova Lei das Finanças Locais

As freguesias ficaram a perder cerca de 20 milhões de euros com a nova Lei das Finanças Locais, mesmo considerando que passaram a receber 1% do IMI urbano, disse hoje o presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

Freguesias perderam 20 milhões com nova Lei das Finanças Locais
Notícias ao Minuto

16:00 - 03/11/14 por Lusa

Economia ANAFRE

"O pacote é desvantajoso em cerca de 20 milhões", disse Pedro Cegonho no parlamento, numa audição conjunta entre as comissões do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e do Orçamento e Finanças, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2015 (OE2015).

Com a nova Lei das Finanças Locais (LFL), que entrou em vigor em janeiro de 2014, as freguesias registaram uma diminuição de 2,5% para 2% na comparticipação nas receitas do Estado, relativamente ao IRS, IRC e IVA cobrados.

Esta verba faz parte do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF), que estas autarquias recebem através dos orçamentos do Estado.

Em contrapartida, passaram a receber 1% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) urbano coletado nos respetivos territórios.

De acordo com o presidente da Anafre, as contas mostram que este novo cenário "é potencialmente desvantajoso" para as freguesias em cerca de 20 milhões de euros.

"A diminuição de 2,5% para 2% significa que, se hoje se aplicasse a anterior lei, o FFF deveria ter, em grosso modo, 242 milhões e, nos termos da atual lei, os 2% representam 202 milhões. Ou seja, se a antiga lei comparar com a nova lei, a diferença é menos 40 milhões de euros para as freguesias. Como 1% da coleta do IMI urbano é de cerca de 20 milhões, as freguesias ficam a perder 20 milhões", explicou Pedro Cegonho.

O autarca destacou que este cenário "é potencial, porque, de facto, as freguesias nem isso recebem", devido à "inclusão de normas transitórias nos sucessivos OE".

Apontou como exemplo que a proposta de OE2015, atualmente em debate, prevê que as freguesias recebam através do FFF cerca de 184 milhões de euros, em vez dos 202 milhões que receberiam se a LFL fosse aplicada.

A Anafre queixa-se, ainda, de sucessivos incumprimentos na aplicação da atual e da antiga Lei das Finanças Locais, devido às consecutivas correções dos valores atribuídos às freguesias nos orçamentos do Estado.

No parecer sobre o OE2015 que enviou aos deputados, a associação realçou que, desde 2008 e até 2014, as freguesias perderam um total de 126 milhões de euros, que representam a diferença entre o valor que deveriam receber nesses anos caso a LFL fosse aplicada e o que efetivamente receberam através do OE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório