Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Em véspera de Todos os Santos, Fisco vai multar aos cemitérios

Os inspetores das Finanças do distrito de Aveiro aproveitaram os dias dedicados aos finados para levar a cabo uma operação de fiscalização nos cemitérios. Segundo o Jornal de Notícias (JN), cerca de 75% dos comerciantes de velas e flores abordados estava a fugir ao Fisco.

Em véspera de Todos os Santos, Fisco vai multar aos cemitérios
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Operação

Os dias dedicados aos finados, seja a véspera, o Dia de Todos os Santos ou o Dia dos Fiéis Defunto (celebrados ontem e hoje, respetivamente), são sinónimo de autênticas romarias a cemitérios e capelas para prestar homenagem aos que já cá não estão. Mas há quem se aproveite destes dias para impulsionar o negócio… ilegalmente.

Foi isso que, na sexta-feira passada, os 40 inspetores das Finanças do distrito de Aveiro detetaram, numa operação de fiscalização nos cemitérios do distrito. Segundo os dados avançados ao Jornal de Notícias (JN), a maioria dos vendedores de flores e velas encontrava-se em situação irregular e a fugir ao Fisco.

Ao todo, foram inspecionados 140 comerciantes e, destes, apenas 34 – 25% – cumpriam todos os requisitos. A grande maioria não possuía os documentos de venda, de compra ou transporte, não estava coletada e não possuía equipamentos para passar fatura aos clientes.

Os inspetores emitiram cerca de 190 coimas (em que o mínimo se fixa entre os 150 e os 300 euros) e contraordenações que, no total, deverão render ao Fisco cerca de 32 mil euros, um valor bastante abaixo do que as Finanças estimam que os comerciantes tenham conseguido só na véspera dos finados: um montante a rondar os 75 mil euros.

Os inspetores desta fiscalização alertaram ainda os comerciantes para a necessidade de regularizarem a sua situação e para obrigatoriedade de emitir fatura.

[Notícia corrigida às 13h36]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório