Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Economia espanhola cresce 0,5% no terceiro trimestre

A economia espanhola cresceu 0,5% no período entre julho e setembro, menos uma décima do que no trimestre anterior, segundo dados preliminares avançados hoje pelo Banco de Espanha (BE).

Economia espanhola cresce 0,5% no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

10:41 - 23/10/14 por Lusa

Economia Banco de Espanha

Em termos anuais, a economia espanhola registou uma melhoria de 1,6%, mais quatro décimas que no trimestre anterior, refere o BE.

No boletim económico hoje divulgado, o BE defende que a economia continua no percurso de recuperação iniciado no final do ano passado, graças à "progressiva normalização" das condições de financiamento, a níveis de confiança "relativamente robustos" e a uma evolução favorável do mercado laboral.

Entre julho e setembro o consumo e o investimento foram os principais motores do crescimento, com o setor das exportações a cair ligeiramente, um comportamento idêntico ao do segundo trimestre.

O emprego "manteve o tom de melhoria que se observa desde finais de 2013", ainda que "a um ritmo inferior ao do período abril-junho", com uma estimativa do crescimento da ocupação de 1,2% em termos anuais.

Recorde-se que o Governo espanhol antecipou para este ano, o primeiro depois da recessão económica, um crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor, avançado este mês, corresponde a correção em alta face aos 1,3% de crescimento previsto anteriormente.

O FMI, por seu lado, mantém a previsão de crescimento do PIB espanhol deste ano em 1,3%.

Na sua análise o BE recorda que "os riscos de desvio em baixa" se acentuaram nos últimos meses "devido ao agravamento das perspetivas da economia internacional, em particular da zona euro".

O BE adverte ainda que o custo do financiamento bancário para famílias e empresas continua a ser elevado em relação com a política monetária expansiva do BCE.

Assim, as diferenças nas taxas de juro das novas operações de crédito tenderam a aumentar, sublinha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório