Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Sinergias da fusão Zon/Optimus podem chegar aos 400 milhões

Os analistas da JPMorgan consideram que as sinergias resultantes da fusão da Optimus com a Zon Multimédia poderão ascender a 400 milhões de euros, de acordo com uma análise da casa de investimento esta segunda-feira divulgada.

Sinergias da fusão Zon/Optimus podem chegar aos 400 milhões
Notícias ao Minuto

16:55 - 17/12/12 por Lusa

Economia JPMorgan

A Sonaecom e a Kento/Jadeium, da empresária angolana Isabel dos Santos, anunciaram na sexta-feira à noite (14 de Dezembro) que chegaram a acordo para promover junto das administrações da Zon e da Optimus uma operação de fusão entre as duas empresas, por incorporação da Optimus SGPS na Zon.

Isabel dos Santos é accionista de referência da Zon, onde detém 28,8%, enquanto a Optimus é detida a 100% pela Sonaecom.

Numa nota de 'research', os analistas da JPMorgan dizem que este anúncio não foi uma surpresa para o mercado, estimando que as sinergias "poderão ser avaliadas em 400 milhões de euros".

Segundo os analistas do grupo Santander, "o acordo [para a fusão] não estará concluído antes do quarto trimestre de 2013".

No entanto, "esperamos notícias das empresas sobre as sinergias" durante Fevereiro de 2013, altura em que também decorrerão as assembleias gerais de ambas as empresas.

Para o Santander, as duas potenciais barreiras a este acordo: uma excepção para o lançamento da OPA, cuja decisão depende do regulador do mercado CMVM, e a aprovação dos accionistas da Zon.

As acções da Zon seguiam cerca das 16:20 a valorizar 5,90% para 2,98 euros, a liderar as subidas na bolsa de Lisboa, seguida dos títulos da Sonae, a progredirem 3,75% (para 0,69 euros), seguida da Sonaecom, que crescia 2,54% para 1,58 euros, influenciadas pelo anúncio da fusão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório