Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Exportações são o rumo se greves “não bloquearem” o progresso, avisa Portas

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse este sábado em Mascate que as exportações são o rumo para a economia portuguesa se as greves “não bloquearem” o crescimento e o progresso.

Exportações são o rumo se greves “não bloquearem” o progresso, avisa Portas
Notícias ao Minuto

17:15 - 15/12/12 por Lusa

Economia Ministro

“Neste momento as exportações já representam 37% da riqueza do país e podem ter a certeza - sobretudo se não houver greves a bloquear o crescimento e o progresso - as exportações são o caminho certo para a nossa economia”, disse Paulo Portas em declarações aos jornalistas, à margem dos encontros com as autoridades do Sultanato de Omã e com os empresários que acompanham a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ao Golfo Pérsico.

Questionado sobre se o aumento das exportações é decisivo para um Orçamento do Estado diferente em 2014, Portas respondeu que se trata de um sinal de “esperança”.

“Portugal tem neste momento as exportações a crescer de uma forma que é um grande sinal de esperança porque significa que as empresas decidiram arriscar” afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Para Paulo Portas, na Europa há muita recessão e desemprego e, por isso, as empresas portuguesas decidiram apostar em mercados fora do continente.

“As exportações que estão a crescer muito são aquelas que vêm para regiões onde há muito crescimento como é o caso do Golfo para onde nós, este ano, já exportamos mais trinta por cento do que no mesmo período do ano passado e podemos exportar quatro ou cinco vezes mais se formos insistentes e se formos profissionais”, afirmou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que as empresas portuguesas estão a revelar sinais de empreendedorismo apesar da crise e que são as empresas que arriscam aquelas que estão a defender empresas e postos de trabalho em Portugal.

“É muito impressionante quando o nosso país está a viver uma recessão que chega à volta dos três por cento negativos as exportações estejam a crescer sete por cento, positivos, isso é um grande sinal sobre a competência das nossas empresas”, disse Paulo Portas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório