Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

IEFP e transportes de mercadorias dão formação a 820 desempregados

O Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) assinaram hoje um protocolo que vai permitir abrir formações dentro do setor do transporte de mercadorias para 820 desempregados.

IEFP e transportes de mercadorias dão formação a 820 desempregados
Notícias ao Minuto

19:35 - 10/10/14 por Lusa

Economia ANTRAM

O protocolo dá seguimento a um protocolo já realizado anteriormente por ambas as entidades que, segundo o presidente do IEFP, Jorge Gaspar, sentiram necessidade de reforçar a componente de formação em contexto de trabalho.

As formações previstas para vários pontos do país têm "uma fortíssima componente de formação em contexto de trabalho, em alguns casos em camião, portanto a transportar", explicou à Lusa Jorge Gaspar que espera que estas formações possam garantir maior empregabilidade.

À margem dos trabalhos do 14.º Congresso da ANTRAM que está a decorrer em Albufeira, o presidente da ANTRAM, Gustavo Paulo Duarte, disse à Lusa que o primeiro protocolo não atingiu a empregabilidade esperada, pelo que agora reforçam a experiência em ambiente real de trabalho.

"O setor de transporte precisa de pessoas, portanto isto não faz sentido, como é que há tantos desempregados quando há empresas que precisam de pessoas?", comentou Gustavo Paulo Duarte que quer dar a conhecer o setor, as profissões nele existentes e o rendimento que é possível alcançar.

Aquele representante do setor de transporte nacional explicou que, regra geral, um motorista de transportes nacionais ou internacionais tem um ordenado líquido entre os 1500 a 1800 euros mensais.

"Vamos pegar em pessoas que estão inscritas no fundo de desemprego do IEFP, vamos trazê-las um pouco para o nosso setor, explicar-lhes e dar-lhes formação em algumas áreas que nós achamos interessantes", prosseguiu.

As ações de formação vão estar a cargo da ANTRAM e o IEFP vai ficar responsável pela divulgação das ações junto dos seus inscritos e vai investir perto de 600 mil euros na iniciativa.

Os trabalhos e painéis de debate do 14.º Congresso da ANTRAM, este ano inspirados no tema "(A) reengenharia (do setor) rumo à excelência" terminam este sábado, 11 de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório