Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"A troika foi-se embora, mas ficaram muitas destruições"

Manuela Ferreira Leite esteve no programa Política Mesmo da TVI 24 onde comentou a fusão da PT Portugal com a operadora brasileira Oi. ?O que está a acontecer à PT transmite uma sensação de perda?, disse a antiga ministra das Finanças.

"A troika foi-se embora, mas ficaram muitas destruições"
Notícias ao Minuto

23:00 - 09/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Manuela Ferreira Leite

“O que está a acontecer à PT transmite uma sensação de perda”, começa por dizer Manuela Ferreira Leite no programa Política Mesmo, na TVI 24.

“A PT que teve origem nos telefones de Portugal foi-se afirmando, crescendo e tornou-se na primeira empresa portuguesa a apostar em inovação, tecnologia, mas teve de olhar para o mercado internacional para se expandir à sua dimensão e hoje, acaba por ser absorvida por uma empresa que a vai vender como salvados”, recorda a antiga ministra das Finanças

“É uma referência de uma empresa portuguesa que se perde”, continua.

Para explicar esta fusão, Manuela Ferreira Leite acredita que houve um problema de gestão. “Tem a ver com problemas de gestão e é um exemplo triste de uma empresa que sempre nos vendeu a ideia de que no privado tudo é bom e no público tudo é mau”.

Para a antiga ministra deveria ter existido intervenção por parte do Estado, mesmo que a União Europeia não o permitisse. “Tenho dúvidas da não intervenção do Estado neste sector. Se tem havido a intervenção isto não teria sucedido. Nos sectores importantes da economia é bom que às vezes o Estado ponha ordem naquilo que não pode estar em desordem. Nestes casos deveria ser possível a intervenção do Estado, mesmo que a União Europeia não permita”.

“A empresa é privada, mas tem uma importância decisiva na economia do pais e o Estado não deveria estar ausente da necessidade de intervenção”, continua.

Ao analisar toda a situação nos últimos meses, a antiga ministra das Finanças, disse que é importante que se faça um balanço para perceber em que estado está a economia portuguesa. "A troika já se foi embora e estamos perante tantas destruições. Não sabemos se o que está a acontecer é resultado da bancarrota ou se também está relacionado com a forma com que o projeto da troika foi aplicado, a chamada destruição não virtuosa. Deveria ser feito um balanço para não sermos mais surpreendidos e para nos acautelarmos de outras medidas que estão para vir", referiu a antiga líder do PSD.

Quando questionada sobre o que está para vir, Manuela Ferreira Leite fala da privatização da TAP, considerando que terá de haver prudência.

"Há caminhos alternativos. A velocidade de ajustamento não teria que ser esta. Talvez as coisas fossem diferentes. É tempo de haver um balanço", acrescenta.

Ainda sobre as declarações da ministra das Finanças e do primeiro-ministro sobre os contribuintes sairem lesados do caso BES, Manuela Ferreira Leite afirma: “Nunca acreditei que o caso BES nunca iria atingir os contribuintes. Não percebo porque é que só é dito agora".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório