Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Ou a família está coesa, ou a família perde o banco"

Quase um ano antes de o Banco Espírito Santo (BES) cair ao ?charco?, já Ricardo Salgado previa algumas ?tempestades?. Várias premonições, que serviam de alerta, foram transmitidas nas reuniões do grupo e da família, de acordo com o i.

"Ou a família está coesa, ou a família perde o banco"
Notícias ao Minuto

09:30 - 09/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Ricardo Salgado

Arrancava o mês de agosto de 2014 quando o Banco Espírito Santo (BES) se tornou o alvo de todas as atenções… e não pelos melhores motivos. Só nessa data é que o Banco de Portugal (BdP) decidiu intervir, afastando Ricardo Salgado e dividindo o BES num banco bom e num banco mau.

Mas já em novembro do ano anterior, as premonições do então presidente faziam prever que algo ia correr mal. “Ou a família está coesa, ou a família perde o banco. (…) Com o mar turbulento que nós temos, estar a mudar o piloto da embarcação é um convite a irmos todos para o charco. À mais pequena estremeção vamos todos para baixo”, alertava Ricardo Salgado, citado pelo jornal i, nas reuniões de família.

“Se não houver solidariedade total no grupo, o grupo vai ao fundo, vocês não tenham dúvida nenhuma”, insistia, assumindo, na esfera familiar, que uma recapitalização por parte do Estado já estivera mais longe.

“O mar que está à nossa volta é revolto, complicadíssimo. Não posso garantir que não venhamos a ser recapitalizados pelo Estado. E isto é grave, porque se porventura as coisas não correrem bem nas análises que eles fizerem e quiserem que o banco se recapitalize de uma forma mais forte, nós vamos ter que fazer das tripas coração e ir buscar dinheiro não sei onde”, dizia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório