Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicatos lançam petição para suspender pagamento à Segurança Social

Atores afetos ao CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual lançaram hoje, em Lisboa, uma petição que visa a suspensão dos pagamentos das prestações à Segurança Social para os intermitentes do espetáculo.

Sindicatos lançam petição para suspender pagamento à Segurança Social
Notícias ao Minuto

22:45 - 08/10/14 por Lusa

Economia Prestações

"O que se pretende é reunir 4.000 assinaturas, de modo a que a petição seja discutida na Assembleia da República, já que os trabalhadores da área da Cultura quando ficam sem trabalho não têm qualquer meio de subsistência ou subsídio, pelo que, nesses casos, devia ficar suspenso o pagamento das prestações das dívidas à segurança social", disse a atriz Cara Bolito à agência Lusa.

A atriz é uma das primeiras subscritoras da petição, juntamente com os realizadores Teresa Villaverde, Fernando Vendrell e Vicente Alves do Ó, o dramaturgo Armando Nascimento Rosa, as atrizes Dalila Carmo, Anabela Teixeira, o ator Albano Jerónimo ou o músico Luís Pacheco Cunha.

A petição irá também ficar disponível online, para que seja assinada pelo maior número possível de trabalhadores do espetáculo, referiu Carla Bolito.

"O que se pretende é que os intermitentes do espetáculo - um estatuto que ainda não está definido, mas que gostávamos de ver consignado em lei -- não tenham que pagar as prestações dos valores que tinham em dívida à Segurança Social quando estão sem trabalhar", disse a atriz.

Cara Bolito vincou que "os trabalhadores do espetáculo se não trabalharem não ganham, pelo que em situação de desemprego não têm meios financeiros para pagar essas prestações".

"Não estamos a querer deixar de pagar essas prestações, apenas exigimos que possamos não as pagar quando estamos desempregados", sublinhou.

Entretanto, trabalhadores afetos ao CENA vão começar a reunir-se na próxima semana com os grupos parlamentares, a quem vão transmitir os problemas que os afetam.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório