Os preços dos combustíveis vão ter um comportamento diferente no início da próxima semana, de acordo com as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
Assim, o preço do gasóleo deverá descer 1,5 cêntimos, ao passo que o da gasolina deverá manter-se.
"Caso se confirmem as previsões para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples vai fixar-se nos 1,527 euros e o da gasolina simples 95 vai manter-se nos 1,698 euros", pode ler-se no site do ACP.
Isto numa altura em que o gasóleo simples está nos 1,542 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 está a custar 1,698 euros por litro, de acordo com os preços médios mais recentes atualizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) no site Preços dos Combustíveis Online.
O ACP acrescenta que "estas previsões são feitas com base na assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços".
"As medidas em vigor incluem a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA", é ainda referido.
Vem aí fim dos descontos no ISP (e os preços?)
O ministro das Finanças já garantiu que o Governo está a trabalhar numa solução para o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), recomendado pela Comissão Europeia, que não encareça os preços dos combustíveis.
"Procuraremos momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos", afirmou o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, quando apresentou a proposta de Orçamento do Estado para 2026, em Lisboa.
O governante apontou que esta questão é colocada pela Comissão Europeia desde 2023, tendo sido "o único reparo" que a instituição fez na avaliação do Programa Orçamental de Médio Prazo, em outubro do ano passado, e numa nova carta recebida em junho, a instar o Governo a acabar com os descontos no ISP.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, tinha já admitido "ajustamentos" no preço dos combustíveis.
Como está o petróleo nos mercados internacionais?
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,37%, para os 61,06 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no International Exchange a cotar 85 cêntimos abaixo dos 61,91 dólares com que encerrou as transações na quarta-feira.
O Brent prosseguiu a tendência descendente, com a sua cotação a cair para mínimos desde maio, no seguimento da guerra comercial lançada por Donald Trump.
Desta vez, são os receios comerciais entre os investidores que voltam a predominar, perante o agudizar da tensão entre os EUA e a China, a par de um cenário de eventual recessão global e de excesso de oferta petrolífera no mercado.
Leia Também: Já há previsões para os combustíveis. Veja o que vai acontecer aos preços