Procurar

Eventos sobre viver ou investir em Portugal continuam a ter sucesso no Reino Unido

O número de britânicos interessados em viver ou investir em Portugal continua a aumentar, afirma a Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido, que entretanto alargou os eventos sobre este tema à Escócia e Irlanda.

Eventos sobre viver ou investir em Portugal continuam a ter sucesso no Reino Unido

© Reuters

Lusa
15/10/2025 15:26 ‧ há 15 horas por Lusa

Economia

Reino Unido

"Temos 632 visitantes inscritos para participar do evento 'Moving to Portugal Show' [Feira Mudar para Portugal] na quinta-feira em Londres, o maior número registado até agora, mais cerca de 15% do que no evento de abril", revelou a diretora, Christina Hippisley, à agência Lusa.

 

O crescente número de pedidos de informação por parte de escoceses levou a Câmara de Comércio a agendar um evento em Edimburgo pela primeira vez, em 21 de novembro, depois de repetir em Dublin em abril.

Desde 2018, mais de 10 mil pessoas visitaram os eventos e seminários sobre Mudar para Portugal da Câmara de Comércio, onde podem contactar com agentes e promotores imobiliários, consultores fiscais, advogados, instituições financeiras e outro tipo especialistas.

"Portugal atrai uma grande variedade de pessoas - reformados, trabalhadores remotos, famílias e investidores", vincou Hippisley, que destacou a importância de fatores como as "excelentes ligações aéreas", segurança, qualidade de vida e bom clima.

O aumento dos preços do imobiliário em Portugal não diminuiu o interesse dos britânicos porque "continua a representar uma boa relação qualidade/preço" e boas perspetivas de lucro relativamente a outros países europeus.

"Muitas pessoas no Reino Unido também beneficiaram do aumento do valor dos imóveis, do aumento dos rendimentos e do fortalecimento das carteiras de investimento", salientou Hippisley à Lusa.

Depois do Algarve, Lisboa e Porto são os destinos favoritos dos britânicos para residir ou investir, e não apenas para passar férias.

Desde a saída do Reino Unido da União Europeia em 2020, processo conhecido como 'Brexit', muitos cidadãos britânicos mudaram-se para Portugal para beneficiar dos benefícios fiscais disponíveis para residentes não habituais e titulares de diferentes vistos de trabalho.

Christina Hippisley confirma que há um desejo crescente de comprar casa para viver em Portugal, mas que as vantagens oferecidas pelos vistos 'gold' são "apenas um benefício adicional".

"Embora os residentes britânicos estejam atualmente entre as cinco principais nacionalidades a receberem o visto 'gold' em Portugal, ainda constatamos entre o nosso público que esse não é um fator determinante", referiu.

As Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (conhecidas por vistos 'gold') permitem aos titulares residir e trabalhar em Portugal, circular pelo Espaço Schengen sem necessidade de visto, beneficiar de reagrupamento familiar e solicitar a nacionalidade portuguesa após cinco anos se cumprirem certas condições.

O Reino Unido foi o segundo principal emissor de turistas em 2024 (3,5 milhões), segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, e a quarta maior comunidade imigrante (cerca de 58 mil habitantes) em Portugal, de acordo com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

A Câmara de Comércio estima que mais 30 mil britânicos possuem propriedades ou passam parte do ano no país.

Leia Também: EUA e Reino Unido sancionam rede de criminalidade informática

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10