Procurar

Falta de literacia dos portugueses aporta riscos no seu dia a dia

Os especialistas em literacia financeira Bárbara Barroso e Pedro Braz alertam que a desinformação nesta área tem danos reais e prejudiciais no quotidiano das pessoas, salientando a falta de literacia financeira da população portuguesa.

Falta de literacia dos portugueses aporta riscos no seu dia a dia

© Shutterstock

Lusa
15/10/2025 09:33 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

Money Lab

À agência Lusa, a presidente executiva (CEO) e fundadora da escola de literacia e educação financeira Money Lab, Bárbara Barroso, explica que a "desinformação financeira é toda a informação incorreta, incompleta ou enganosa que influencia negativamente as decisões económicas das pessoas".

 

Bárbara Barroso defende que o fácil acesso a informação digital aumentou os riscos, uma vez que "qualquer pessoa pode ser exposta a conteúdos sobre dinheiro, investimentos ou produtos financeiros sem saber se são fiáveis".

"Esta desinformação tem consequências reais, porque leva as pessoas a tomar decisões erradas, a desconfiar injustamente de instituições legítimas ou, no extremo, a cair em esquemas fraudulentos", afirma a CEO.

A responsável pelo projeto de educativo explica que a desinformação financeira pode manifestar-se de várias formas, desde "mensagens virais que prometem ganhos rápidos e garantidos, até esquemas fraudulentos mascaradas de oportunidades legítimas".

Em 11 de setembro, a Lusa Verifica noticiou a existência de vários vídeos falsos de Luís Montenegro, Mário Centeno e Paulo Macedo, entre outras figuras públicas, que circulam nas redes sociais para promover burlas ligadas a pretensas plataformas de 'trading' que prometem lucros milionários a quem investir 250 euros.

Da sua experiência, a especialista destaca que "os idosos são um dos grupos mais vulneráveis à desinformação financeira, muitas vezes devido à falta de familiaridade com o mundo digital e ao facto de confiarem com facilidade em mensagens que aparentam ser credíveis, mas que podem esconder fraudes ou más práticas".

Desta forma, Barbará Barroso salienta que a literacia financeira é a linha da frente no combate à desinformação, embora Portugal ainda tenha muito para evoluir nesta matéria.

"Num mundo onde a informação circula depressa, mas nem sempre com verdade, a educação financeira é o filtro que separa o real do ilusório, o seguro do perigoso", remata.

Bárbara Barroso critica ainda a falta de comunicação acessível e pedagógica por parte de algumas instituições, o que deixa espaço para confusão e desconfiança.

Por sua vez, o cofundador do projeto Literacia Financeira Pedro Braz, defende que a desinformação não vem apenas das redes sociais.

"Muitas vezes, nasce também nos próprios balcões dos bancos, quando os clientes recebem aconselhamento parcial ou enviesado", afirma à Lusa.

Nesta perspetiva, o responsável pelo projeto de literacia financeira salienta que uma das narrativas desinformativas "mais perigosas é acreditar que existem fórmulas mágicas para enriquecer".

Pedro Braz destaca que a informação é uma das principais armas para se lutar contra a desinformação financeira, pois dá a "capacidade de pensar criticamente, de questionar o que se ouve e de reconhecer o que é real e o que é uma promessa vazia".

Em matéria de literacia financeira, o especialista explica que Portugal tem feito progressos, "mas ainda está longe do ideal".

"A maioria dos portugueses continua a ter dificuldades com conceitos básicos de finanças pessoais", afirma.

Segundo um Eurobarómetro da Comissão Europeia, Portugal está entre os países com níveis mais baixos de literacia financeira da Europa, apenas 11% da população tem uma elevada literacia financeira.

Leia Também: Finanças admitem alterações fiscais com nova noção de rendimento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10