Às 18h00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1576 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1606 dólares.
O euro também se desvalorizou relativamente à libra, mas valorizeou-se ligeiramente face ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1569 dólares.
As relações comerciais entre os EUA e a China estão a entrar novamente num período de tensão devido às divergências entre as duas potências sobre as terras raras e certos produtos tecnológicos.
O dólar desvalorizou-se na sexta-feira, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter voltado a ameaçar a China com tarifas de 100% a partir de 01 de novembro, mas recuperou depois de Trump ter sugerido nas redes sociais que tarifas adicionais não entrariam em vigor.
No domingo, o chefe de Estado dos EUA adotou um tom mais conciliador no conflito comercial entre Washington e Pequim, afirmando que os Estados Unidos querem "ajudar a China, não prejudicá-la".
Os investidores mantiveram-se cautelosos, numa altura em que paira a incerteza sobre se o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, consegue formar um novo Governo, numa altura em que a extrema-direita liderada por Marine Le Pen e a esquerda de Jean-Luc Mélenchon avisam que vão apresentar moções de censura.
No plano económico, o Banco Central Europeu (BCE) alertou hoje que os bancos da zona euro estão a operar num "ambiente desafiante" devido às tensões geopolíticas e comerciais, apontando que, num cenário mais adverso, o crédito malparado subiria para níveis de 2014.
Divisas...................hoje................sexta-feira
Euro/dólar...............1,1576......................1,1606
Euro/libra...............0,86838....................0,86961
Euro/iene.................176,27.....................176,26
Dólar/iene................152,28.....................151,86
Leia Também: Bolsa de Lisboa toca máximos de abril de 2010