Na nota, divulgada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa deu conta dos resultados da operação, que recebeu um total de 23 ordens, tendo sido alienadas 1.214.870 ações, o total da oferta, por 82.611,16 euros, ou seja, 0,068 euros por ação.
Assim, segundo a Medway, a OPV teve por objeto 1.214.870 ações escriturais e nominativas, com o valor nominal de 5 euros, representativas de 5% do capital social da empresa, à data do aumento de capital aprovado em Assembleia Geral Ordinária da Medway realizada em 29 de julho de 2021.
A OPV de 5% do capital social da Medway decorreu entre 10 de setembro e 07 de outubro, com o preço de 0,068 euros por ação, informou a empresa, a 09 de setembro.
Podiam adquirir ações os trabalhadores atualmente ao serviço da Medway e que tenham vínculo laboral com a empresa há mais de três anos.
As ações da Medway adquiridas no âmbito da operação conferem aos trabalhadores o direito a receber eventuais dividendos relativos a lucros do exercício e a participar nas deliberações sociais (com um voto por cada grupo de 100 ações detidas), entre outros direitos.
O Governo aprovou em 14 de dezembro de 2023, em Conselho de Ministros, as condições da venda de 5% do capital social da Medway aos trabalhadores, para concluir a alienação da empresa e permitir a parceria com a espanhola Renfe, que selecionou a Medway para ser parceira na futura empresa ferroviária que irá explorar a atividade da Renfe Mercancias.
"Com a venda destas participações sociais fica concluído o processo de alienação da Medway, habilitando a participação da empresa numa iniciativa ibérica de transporte ferroviário de mercadorias, cujo adiamento traria prejuízos ao país", lia-se num comunicado então divulgado.
A Medway pertence desde 2016 à MSC Rail, uma subsidiária da gigante internacional suíça Mediterranean Shipping Company (MSC), depois da conclusão do processo de privatização. É a maior operadora ferroviária de mercadorias de Portugal, com cerca de 90% de quota de mercado.
Leia Também: Oferta pública de venda de 5% da Medway a trabalhadores arranca 4.ª feira