Procurar

Moçambique quer taxa de turismo paga no alojamento para investir no setor

O Governo de Moçambique pretende introduzir uma taxa de turismo, a pagar no alojamento, para promover o investimento no setor e duplicar o fluxo de turistas estrangeiros, conforme prevê o Plano de Recuperação e Crescimento Económico (Prece).

Moçambique quer taxa de turismo paga no alojamento para investir no setor

© Lusa

Lusa
10/10/2025 09:30 ‧ há 7 horas por Lusa

Economia

Moçambique

O objetivo é "introduzir a taxa de turismo que incide sobre o custo de acomodação para robustecer o setor do turismo e colocá-lo a desempenhar o seu papel na criação de empregos", lê-se no documento, a que a Lusa teve hoje acesso.

 

Explica-se ainda que, ao "introduzir a taxa de turismo que incide sobre o custo de acomodação", o objetivo é "robustecer o setor do turismo e colocá-lo a desempenhar o seu papel na criação de empregos".

Embora sem adiantar valores concretos, no documento refere-se que as receitas provenientes da taxa de turismo servirão para "aumentar o marketing do produto turístico moçambicano", permitindo elevar "Moçambique como destino turístico".

"Os dados mostram que o investimento feito para esta atividade, através do Orçamento de Estado, estimado em 350 mil dólares (301 mil euros) anuais, é muito pouco, particularmente quando comparado com os principais destinos da região", lê-se no documento, referindo que o país vizinho da África do Sul investe 60 milhões de dólares (51,6 milhões de euros).

"O objetivo deste marketing será de duplicar o fluxo de turistas estrangeiros", aponta, acrescentando que este crescimento representará "oportunidades para toda a economia" e um aumento da contribuição direta do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) dos atuais 1,1% para 5%.

Também permitirá "investir na melhoria do serviço de turismo, através de capacitações e criação de padrões", bem como a facilitação de financiamento para os operadores turísticos moçambicanos, bem como para "melhorar as infraestruturas estratégicas para o turismo e diversificação do produto de turismo moçambicano".

"Com isto, Moçambique poderá melhorar os benefícios dos fluxos turísticos, aumentando a retenção de 125 dólares [108 euros] atual por turista para 500 dólares [431 euros], aumentar a receita global do turismo proveniente dos turistas estrangeiros dos atuais 62,5 milhões de dólares [53,8 milhões de euros] anuais para 500 milhões de dólares anuais [430 milhões de euros]", referiu-se.

Segundo o documento, "o impacto deste progresso será significativo, tanto nas receitas fiscais, bem como no emprego e adição de valor nos produtos e serviços".

Leia Também: Moçambique quer reduzir taxa de analfabetismo para 23% até 2029

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10