Procurar

Investimento acelera 5,5% devido a PRR e grandes projetos privados

O ministro das Finanças apontou hoje uma aceleração de 5,5% do investimento em 2026, devido ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao investimento privado, e também uma melhoria do investimento público.

Investimento acelera 5,5% devido a PRR e grandes projetos privados

© Getty Images

Lusa
09/10/2025 18:05 ‧ há 22 horas por Lusa

Economia

OE2026

"O investimento acelera no próximo ano, em parte pelo fator PRR, mas também por investimento privado e os grandes projetos que o país tem conseguido atrair", apontou Joaquim Miranda Sarmento, na conferência de imprensa sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que foi hoje entregue na Assembleia da República.

 

Pelo contrário, acrescentou o governante, "as exportações ressentem-se", com um crescimento inferior dada a "enorme incerteza no primeiro semestre deste ano com as tarifas e a guerra comercial, mas com uma expectativa já de aceleração das exportações no final deste ano e sobretudo no próximo ano".

Quando ao investimento público, Miranda Sarmento prevê uma melhoria neste ano e no próximo.

"Um dos aspetos mais importantes dos últimos 15 anos do nosso país tem sido a necessidade de consolidação orçamental, fruto da crise que vivemos entre 2008 e 2014, e um dos aspetos dessa consolidação orçamental têm sido níveis de investimento público relativamente baixos", sublinhou o ministro das Finanças, realçando que "esta situação inverte-se em 2025 e 2026".

O PRR vai financiar, no âmbito do OE2026, um total de 9.367,1 milhões de euros, destinado, sobretudo, aos ministérios da Economia, Finanças, Ambiente e Habitação.

O Governo estima ainda que o financiamento do PRR, através de empréstimos, se fixe em 2.578,1 milhões de euros, destacando-se os projetos que dizem respeito "às agendas/alianças verdes e mobilizadoras para a inovação empresarial", aos instrumentos de capital e quase capital do Fundo de Capitalização e Resiliência e, em menor grau, ao parque público de habitação a custos acessíveis.

Já as subvenções devem atingir 6.789 milhões de euros.

Segundo o documento, a despesa em projetos vai ser suportada, maioritariamente, com recursos a verbas nacionais (61,9%).

A proposta do OE2026 foi hoje entregue na Assembleia da República, um dia antes do fim do prazo.

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Leia Também: O importante é a "sustentabilidade das finanças públicas" estar garantida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10