Procurar

Receita da taxa sobre lucros extraordinários dos supermercados bloqueada

A receita da contribuição de solidariedade temporária aplicada aos lucros extraordinários do setor da distribuição alimentar continua por afetar, devido à falta de um despacho conjunto dos ministérios das Finanças e Economia que identifique os beneficiários finais dos fundos.

Receita da taxa sobre lucros extraordinários dos supermercados bloqueada

© Shutterstock

Lusa
09/10/2025 17:10 ‧ há 1 dia por Lusa

De acordo com o parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral do Estado de 2024, "continua em falta o despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas governativas das finanças e da economia, a regulamentar e identificar, em concreto, os beneficiários finais".

 

Esta ausência, alerta o tribunal, "impede a afetação desta receita, comprometendo os objetivos que levaram à sua criação pela Assembleia da República".

A contribuição extraordinária de 33% sobre os lucros excedentários das grandes cadeias de distribuição --- definidos como os que ultrapassassem em 20% a média do período 2018-2021 --- foi criada durante a crise inflacionista, em 2022 e 2023, para financiar apoios a famílias mais vulneráveis e a micro e pequenas empresas de comércio, serviços e restauração afetadas pela subida dos preços alimentares.

No total, o Estado arrecadou oito milhões de euros com esta contribuição, a chamada "windfall tax": cinco milhões cobrados em 2023 e três milhões em 2024.

Leia Também: Mês preenchido para a Mercadona: Revelada mais uma abertura em outubro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10