Procurar

Restaurantes são obrigados a ter casa de banho? E podem cobrar?

A regra estabelece que "é obrigatória a existência de instalações sanitárias destinadas aos clientes nos estabelecimentos de restauração", mas há exceções. Explicamos quais são neste artigo e se os estabelecimentos podem cobrar pela utilização da casa de banho.

Restaurantes são obrigados a ter casa de banho? E podem cobrar?

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/10/2025 08:43 ‧ há 13 horas por Notícias ao Minuto

De uma maneira geral, "é obrigatória a existência de instalações sanitárias destinadas aos clientes nos estabelecimentos de restauração", de acordo com um guia sobre as boas práticas no setor. Porém, há exceções

 

Ou seja, a existência de casa de banho, ou WC, nos restaurantes deixa de ser obrigatória quando os estabelecimentos: 

  • Estão integrados em área comercial ou em empreendimento turístico que disponha de instalações sanitárias comuns; ou
  • Confecionem refeições para consumo exclusivo fora do estabelecimento.

Além disso, estabelece o mesmo guia, "no caso dos estabelecimentos com capacidade igual ou superior a 30 lugares, as instalações sanitárias são obrigatoriamente separadas por sexo e com cabines individualizadas".

Tenho de pagar pela utilização da casa de banho? Restaurantes podem cobrar? 

O mesmo documento refere que a "utilização das instalações sanitárias é gratuita para clientes, podendo o estabelecimento impedir o acesso às referidas instalações ou cobrar um valor para sua utilização a quem não consuma, desde que esta regra esteja publicitada".

Importa também sublinhar que as "instalações sanitárias destinadas aos clientes devem encontrar-se, obrigatoriamente, no interior do estabelecimento, separadas dos espaços de refeição e de manuseamento de alimentos".

"Devem dispor dos equipamentos e utensílios necessários à sua utilização e devem ser mantidas em bom estado de higiene e conservação", pode também ler-se.

Restaurantes (e outros estabelecimentos) podem fechar para férias? 

Restaurantes (e outros estabelecimentos) podem fechar para férias? 

'Trabalho e impostos (des)complicados' é uma rubrica do Notícias ao Minuto, assinada por Dantas Rodrigues, sobre assuntos relacionados com trabalho, finanças pessoais e impostos.

Notícias ao Minuto | 08:16 - 08/08/2025

O Guia de Regras e Boas Práticas na Restauração e Bebidas, recorde-se, é resultado de um trabalho conjunto entre a Direção-Geral do Consumidor (DGC) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

"Este guia é destinado aos consumidores e agentes económicos do setor da restauração e bebidas e procura responder e esclarecer dúvidas recorrentes como, por exemplo, a gratificação, os métodos de pagamento, a lotação dos espaços, o consumo mínimo nos estabelecimentos de restauração e bebidas, entre outros", anunciou, na altura, o Governo.

"Cada vez mais comum" em Portugal: Quais são as regras das gorjetas?

"cada vez mais comum" os restaurantes apresentarem duas opções de pagamento da conta, uma que inclui o valor da refeição e outra que acrescenta uma percentagem de gorjeta ou gratificação. Quem o diz é a DECO PROTeste, sublinhando que a "gratificação de serviços não é obrigatória em Portugal".

Significa isto que a decisão de deixar ou não gorjeta é sempre do cliente: "A decisão é sua se lhe apresentarem uma conta com dois valores".

"A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) informa, inclusive, que 'não é considerada boa prática a sugestão de gorjeta, por parte do estabelecimento, através da inclusão da mesma no talão de caixa ou na lista de preços'. O consumidor tem essa opção caso fique agradado com a qualidade da refeição e do serviço. Nesse caso, pode pagar em numerário ou através de multibanco", explica a organização de defesa do consumidor. 

"Cada vez mais comum" em Portugal: Quais são as regras das gorjetas?

Há cada vez mais restaurantes que incluem o valor da gorjeta na conta, mas será isto legal? Quais são as regras? A gratificação de serviços não é obrigatória em Portugal, mas a história é diferente se esta informação estiver incluída no preçário.

Notícias ao Minuto | 08:26 - 25/06/2025

Leia Também: Restauração e hotelaria fazem balanço positivo do ano turístico (mas...)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10