Procurar

Apagão: Relatório final antecipado para o primeiro trimestre de 2026

O relatório final sobre o apagão elétrico de 28 de abril em Portugal e Espanha será publicado no primeiro trimestre de 2026, vários meses antes da data inicialmente prevista, fixada em 28 de outubro do mesmo ano.

Apagão: Relatório final antecipado para o primeiro trimestre de 2026

© Shutter Stock

Lusa
03/10/2025 11:19 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Apagão

 

A informação consta do relatório factual hoje divulgado pelo painel de peritos da Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E, na sigla em inglês), que serve de primeiro balanço técnico do incidente.

O documento final incluirá a análise detalhada das causas profundas e recomendações para reforçar a resiliência do sistema elétrico europeu.

O relatório hoje apresentado confirma que o apagão foi desencadeado por uma sucessão de desligamentos súbitos de produção renovável, sobretudo solar e eólica, em várias regiões de Espanha, que retiraram mais de 2,5 gigawatts de capacidade à rede em menos de um minuto. A perda destes geradores reduziu a compensação reativa disponível, provocando um aumento brusco da tensão e levando ao colapso do sistema ibérico.

Às 12:33 (hora de Bruxelas), Portugal e Espanha perderam sincronismo com a rede continental, e os planos automáticos de defesa não conseguiram travar a cascata de falhas. Pouco depois, as interligações com França e Marrocos foram desligadas, isolando a Península Ibérica e culminando na falência total dos sistemas elétricos nacionais.

A reposição da rede iniciou-se de imediato, com arranques de emergência e apoio das interligações. Portugal conseguiu restabelecer o sistema de transporte às 00:22 de 29 de abril, e Espanha concluiu o processo cerca das 04:00 da mesma madrugada.

Leia Também: Preços na produção industrial recuam na UE (com Portugal à cabeça)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10