Procurar

PSI sobe para máximos desde 2011 e Sonae lidera ganhos

A bolsa de Lisboa invertia a tendência da abertura e negociava em alta, com o PSI em máximos desde fevereiro de 2011 e a Sonae a liderar os ganhos, a subir 1,50% para 1,36 euros.

PSI sobe para máximos desde 2011 e Sonae lidera ganhos

© Lusa

Lusa
03/10/2025 10:14 ‧ há 1 dia por Lusa

Economia

PSI

Cerca das 09h35 em Lisboa, o PSI, que desde 22 de setembro tem 16 empresas, invertia a tendência da abertura e avançava 0,52% para 8.087,47 pontos, com nove 'papéis' a subir, cinco a descer e dois a manter (Corticeira Amorim em 7,23 euros e Ibersol em 10,1 euros)

 

Às ações da Sonae seguiam-se as da Jerónimo Martins, Galp e NOS, que subiam 1,36% para 20,82 euros, 1,30% para 16,78 euros e 0,78% para 3,88 euros, respetivamente.

As ações do BCP, CTT e Semapa valorizavam, respetivamente 0,63% para 0,77 euros e 0,56% para 7,24 euros e 0,55% para 18,42 euros.

As outras duas ações que subiam eram as da Teixeira Duarte (0,38% para 0,53 euros) e REN (0,16% para 3,05 euros).

Em sentido contrário, as ações da Mota-Engil, Navigator e EDP Renováveis baixavam 0,44% para 4,97 euros, 0,37% para 3,20 euros e 0,25% para 11,82 euros.

As ações da Altri e EDP também recuavam, designadamente 0,20% para 4,91 euros e 0,05% para 4,11 euros.

As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, numa sessão em que não será publicado o relatório oficial de emprego norte-americano, dado chave para a Reserva Federal (Fed), devido ao encerramento temporário da administração dos EUA.

Na agenda macroeconómica, destaca-se sobretudo a publicação na zona euro, nas principais economias, dos PMI, enquanto o Departamento do Trabalho dos EUA não publicará o relevante relatório de emprego de setembro, que é fundamental para a Fed determinar se é necessário ou não voltar a baixar as taxas de juro diretoras na reunião que o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) manterá no final deste mês.

Analistas citados pela Efe opinam que o encerramento administrativo do Governo dos EUA, que por enquanto afeta serviços não essenciais, será breve e não terá grande impacto no cenário económico.

Os futuros de Wall Street, cujos principais índices terminaram em máximos na quinta-feira, avançam novas subidas de 0,35% para o tecnológico e de 0,27% para o Dow Jones.

Na Ásia, os investidores, pelo terceiro dia consecutivo, não têm a referência das bolsas chinesas, que permanecem fechadas devido ao dia nacional da República Popular da China, enquanto no Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio registou uma subida de 1,85%, atingindo um novo nível recorde, impulsionado pela fraqueza do iene e pelo bom desempenho das empresas de semicondutores.

As bolsas da China continental, de Xangai e Shenzhen só retomarão as suas atividades em 9 de outubro.

O Brent, o petróleo bruto de referência na Europa, para entrega em dezembro, está a subir para 64,77 dólares, contra 64,11 dólares na quinta-feira.

O euro avançava para 1,1723 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,1715 dólares na quinta-feira e um novo máximo de quatro anos, de 1,1865 dólares, verificado em 16 de setembro.

Leia Também: PSI em baixa com BCP a cair 0,85%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10