Procurar

Reguladores de Macau e Cabo Verde reforçam cooperação na supervisão financeira

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) anunciou hoje ter assinado um novo acordo para "aprofundar a cooperação" em matéria na supervisão financeira com o banco central de Cabo Verde.

Reguladores de Macau e Cabo Verde reforçam cooperação na supervisão financeira

© Lusa

Lusa
03/10/2025 04:51 ‧ há 1 dia por Lusa

Economia

Macau

O regulador financeiro da região chinesa disse que o protocolo com o Banco de Cabo Verde abrange o "combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, a cooperação técnica, a formação de quadros profissionais".

 

De acordo com um comunicado, o acordo cobre ainda "a supervisão e o intercâmbio relativos a serviços financeiros emergentes, com o objectivo de salvaguardar em conjunto a segurança e a estabilidade dos respetivos sistemas financeiros".

O documento foi assinado na quinta-feira, durante a 12.º edição do Encontro de Governadores dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, realizado na capital de Cabo Verde, Praia.

A reunião, que decorreu à porta fechada inclui intervenções de governadores e representantes dos bancos centrais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste assim como do Banco Central dos Estados da África Ocidental e do Banco dos Estados da África Central.

"Esta iniciativa simboliza um aprofundamento da cooperação e intercâmbio entre as duas instituições no domínio da supervisão financeira," acrescentou a AMCM.

"Este novo acordo foca-se particularmente na colaboração em matéria de supervisão prudencial, estabelecendo um quadro específico para a cooperação entre a AMCM e o Banco de Cabo Verde," acrescentou o regulador.

A AMCM assinou o primeiro acordo de cooperação e assistência técnica com o Banco de Cabo Verde em 1999.

Em setembro de 2024, durante a segunda Conferência dos Governadores dos Bancos Centrais e dos Quadros da Área Financeira entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que decorreu em Macau, o regulador financeiro de Macau anunciou que iria atualizar o protocolo com a institução homóloga de Cabo Verde.

A AMCM já celebrou acordos de cooperação bilateral com 12 autoridades de supervisão financeira de oito países de língua portuguesa.

Leia Também: Receitas dos casinos de Macau sobem 6% em setembro apesar de supertufão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10