Procurar

Bolsas europeias mistas em semana focada no relatório de emprego dos EUA

As principais bolsas europeias abriram hoje mistas, numa semana em que a atenção estará voltada para a publicação, na sexta-feira, do relatório oficial de emprego nos EUA.

Bolsas europeias mistas em semana focada no relatório de emprego dos EUA

© Shutterstock

Lusa
29/09/2025 09:31 ‧ há 1 dia por Lusa

Cerca das 09h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a avançar 0,45% para 556,87 pontos.

 

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,68%, 0,27% e 0,19%, respetivamente, enquanto as de Madrid e Milão se desvalorizavam 0,04% e 0,21%.

A bolsa de Lisboa mantinha a tendência da abertura e o principal índice, o PSI, avançava ligeiramente, 0,01% para 7.953,58 pontos, depois de ter subido até ao máximo de 8.020,36 pontos em 21 de agosto.

Hoje, entre as referências do mercado na Europa, está o dado preliminar de inflação homóloga em Espanha, que subiu duas décimas em setembro, para 2,9%, devido principalmente ao facto de os preços dos combustíveis e da eletricidade terem caído menos do que no mesmo mês de 2024.

Da mesma forma, na zona do euro serão publicados hoje os dados finais de confiança do consumidor de setembro e na Alemanha as vendas a retalho de agosto.

Na Ásia, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou com uma queda de 0,69%, enquanto o índice de referência da bolsa de Xangai subiu 0,97%, o da de Shenzhen avançou 1,94% e o Hang Seng da bolsa de Hong Kong, subia 1,95% quando a sessão estava quase a terminar.

Nos EUA, volta o risco de paralisação do Governo norte-americano, como prazo final até terça-feira, dia 30, embora, segundo analistas citados pela Efe, como já é habitual nos últimos anos, seja previsível que se chegue a um acordo de última hora para ampliar o teto da dívida, mesmo que apenas até meados de novembro.

Por sua vez, os futuros de Wall Street, depois de terem terminado na sexta-feira em alta, continuam hoje nessa linha, com o Dow Jones a avançar 0,41% e o Nasdaq 0,48%.

O Dow Jones terminou a subir na sexta-feira 0,65% para 46.247,27 pontos, contra 46.381,54 pontos em 22 de setembro, um novo o máximo desde que o índice foi criado em 1896.

O Nasdaq, índice de cotadas de alta tecnologia, fechou a avançar 0,44% para 22.484,07 pontos, contra 22.788,98 pontos em 22 de setembro, também um novo máximo de sempre.

No mercado de dívida, os juros da obrigação a 10 anos da Alemanha recuavam para 2,724%, contra 2,745%.

No mercado de matérias-primas, o ouro por onça 'troy', um ativo de refúgio, estava a avançar para 3.816,25 dólares, um novo máximo de sempre.

O Brent, o petróleo bruto de referência na Europa, para entrega em novembro, está a baixar, mas para 69,55 dólares, contra 70,13 dólares na sexta-feira.

O petróleo West Texas Intermediate (WTI), de referência nos Estados Unidos, também desce, designadamente 0,55% para 65,35 dólares, antes da abertura oficial do mercado.

A bitcoin, a criptomoeda mais difundida e negociada do mercado, está a subir, 0,78% para 111.716,6 dólares.

O euro subia para 1,1733 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,1703 dólares na sexta-feira e um novo máximo de quatro anos, de 1,1865 dólares, verificado em 16 de setembro.

Leia Também: Bolsas europeias em alta pendentes do índice de preços nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10