Os últimos dias têm sido de grande expectativa para o Sport Lisboa e Benfica (SLB), devido à troca de cadeiras no comando técnico do clube. Porém, a possível entrada do treinador José Mourinho ainda não causou alvoroço nas ações da SAD dos encarnados porque os investidores estão reticentes, explicou o analista da XTB Henrique Tomé ao Notícias ao Minuto.
"A entrada de José Mourinho pode ser positiva, na medida em que, se os resultados começarem a melhorar o clube acaba por sair também beneficiado. No entanto, a sua entrada ainda não criou alvoroço nas ações do Benfica, visto que os investidores ainda estão reticentes depois desta mudança de treinador repentina", apontou o analista.
Henrique Tomé explica que as "ações da SAD do Benfica têm estado estáveis nestes últimos dias, depois do disparo (+15%) no preço das ações após o clube ter divulgado os seus resultados positivos e pelo facto do Benfica se ter qualificado para a Champions que pode afetar também positivamente as contas futuras do clube, quer por bilheteira, quer por patrocínios, valorização de jogadores e prémios das vitórias na competição".
O analista contextualiza que os "adeptos têm demonstrado descontentamento ao treinador e ao presidente principalmente nos últimos dois jogos, o que pode ter levado Rui Costa a intervir com a decisão de despedir Bruno Lage".
Negociações já foram confirmadas à CMVM
O Benfica confirmou, na manhã desta quinta-feira, que está em "negociações" com José Mourinho para o cargo de treinador. O técnico de 62 anos é o escolhido pela direção liderada por Rui Costa que espera concluir em "breve" o processo negocial e anunciar o nome do sucessor de Bruno Lage.
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que estão a decorrer negociações para a contratação do treinador José Mário dos Santos Mourinho Félix, as quais se espera que estejam concluídas em breve", pode ler-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Mourinho, refira-se, também já havia confirmado ontem que estava em contactos com o Benfica para assumir funções no clube da Luz. O antigo treinador do Fenerbahçe, clube do qual foi despedido há menos de um mês, chegou a Portugal na tarde de quarta-feira, e falou aos jornalistas, admitindo estar interessado em voltar ao Benfica 25 anos depois da sua primeira passagem pela Luz.
"Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não [digo]", disse Mourinho, já na parte final da conversa com os jornalistas, no Aeroporto de Tires, em Cascais, antes de entrar na viatura própria.
Antes disso, Mourinho também confessou que a possibilidade de regressar ao Benfica sempre lhe agradou, mas também admitiu sonhar em orientar a seleção nacional.
"Pensava que um dia iria regressar [a Portugal] para a seleção. Confirmo que antes de entrar no avião perguntaram-me se poderia ter interesse e eu disse que sim. Disse que estava no estrangeiro e quando regressasse teria todo o gosto em falar com as pessoas", apontou, antes de acrescentar.
"Se me perguntar se estava à espera de ficar até ao final da época sem treinar, essa não é a minha natureza. Não queria dizer sim a algum clube que não fosse o certo, só por eu ser workaholic [viciado no trabalho]. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes no sentido de 'interessa-me, gostava'", afirmou Mourinho.
Leia Também: Benfica confirma negociações com José Mourinho à CMVM