Procurar

Reserva Federal americana corta juros em 25 pontos base

A Reserva Federal americana (Fed) decidiu hoje cortar os juros em 25 pontos base, para um intervalo entre 4,00% e 4,25%, pela primeira vez desde dezembro de 2024, anunciou a instituição, no final de uma reunião de dois dias. 

Reserva Federal americana corta juros em 25 pontos base

© Lusa

Lusa
17/09/2025 19:27 ‧ há 2 semanas por Lusa

Economia

Fed

A entidade, liderada por Jerome Powell, tem sido alvo de muitas críticas do presidente norte-americano, Donald Trump, que apelou por várias vezes para uma descida das taxas de juro. 

 

"Indicadores recentes sugerem que o crescimento da atividade económica se moderou no primeiro semestre do ano. O aumento do emprego abrandou e a taxa de desemprego subiu ligeiramente, mas continua baixa. A inflação subiu e permanece um pouco elevada", indicou a Fed, em comunicado. 

A entidade lembrou que procura "alcançar o máximo emprego e uma inflação de 2% a longo prazo", salientando que a "incerteza quanto às perspetivas económicas continua elevada" e apontando preocupações em relação ao mercado laboral americano. 

Assim, "em apoio aos seus objetivos e à luz da mudança no equilíbrio dos riscos", decidiu "reduzir a meta para a taxa de juros dos fundos federais" em 25 pontos base, para 4,00% a 4,25%.

A Fed garantiu que "continuará a monitorizar as implicações das informações recebidas para as perspetivas económicas" e está preparada para "ajustar a política monetária, conforme apropriado, caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivos".

A instituição lembrou que as suas avaliações levam em consideração "uma ampla gama de informações, incluindo dados sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, além de desenvolvimentos financeiros e internacionais".

A decisão foi quase unânime, com exceção de Stephen I. Miran, o mais recente membro da Fed e um aliado de Donald Trump, que queria descer os juros em 50 pontos base.  

[Notícia atualizada às 19h33]

Leia Também: Bolsa em Wall Street negoceia mista na abertura da sessão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10