Procurar

Primeiros passos no mundo dos investimentos: Afinal, o que são ETF?

O Grupo Ageas Portugal explica que são como "um 'veículo de investimentos' que se negoceia em bolsa, tal como uma ação". Porém, "em vez de ações individuais, ao investir num destes fundos adquire-se automaticamente uma carteira diversificada de ativos, como ações ou obrigações".

Primeiros passos no mundo dos investimentos: Afinal, o que são ETF?

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/09/2025 11:10 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Já ouviu falar de ETF? Trata-se da sigla de Exchange Traded Funds e são um "instrumento particularmente valioso para quem está a iniciar-se neste universo" dos investimentos, de acordo com o Grupo Ageas Portugal. 

 

"No cenário financeiro atual, dar os primeiros passos no mundo dos investimentos pode parecer complexo. No entanto, existem ferramentas que simplificam este processo", explica a empresa, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto

Afinal, o que são ETF?

O Grupo Ageas Portugal explica que são como "um 'veículo de investimentos' que se negoceia em bolsa, tal como uma ação".

Porém, "em vez de ações individuais, ao investir num destes fundos adquire-se automaticamente uma carteira diversificada de ativos, como ações ou obrigações".

"A maioria dos ETF replica um índice de mercado, o que significa que se investe indiretamente em muitas empresas de uma só vez", pode ler-se na nota divulgada.

Quatro características dos ETF

O Grupo Ageas Portugal considera que "são ideais para investidores principiantes" por terem as seguintes quatro características: 

  1. "Diversificação simplificada: A principal vantagem para quem começa. Com um único ETF, o investimento é automaticamente distribuído por muitos ativos, setores ou geografias. Isto reduz significativamente o risco associado a investir numa única empresa, protegendo o capital de flutuações mais acentuadas.
  2. Acessibilidade e facilidade: Estes fundos são negociados em bolsa, o que permite a sua compra e venda com a mesma facilidade de uma ação individual. A liquidez é adequada, e os montantes mínimos de investimento são geralmente baixos, tornando-os acessíveis a pequenos investidores.
  3. Custos reduzidos: Comparativamente a muitos fundos de investimento geridos ativamente, os ETF apresentam comissões de gestão mais baixas. Para quem está a começar, cada euro poupado em custos significa mais capital a trabalhar para si.
  4. Transparência: A composição dos ETF é pública e atualizada permanentemente, o que permite saber exatamente onde o dinheiro está investido."

Porém, deve ter em consideração que "mesmo sendo um bom ponto de partida, a informação é a chave para um investimento consciente e seguro", de acordo com a Ageas Portugal, que deixa ainda as seguintes dicas:

  • "Pesquisa e compreensão: É fundamental investir tempo a pesquisar e compreender o que o ETF contém, o índice que replica e os riscos associados. O desempenho passado não garante resultados futuros, por isso, a análise da estratégia e das perspetivas de mercado é muito importante.
  • Atenção aos custos totais: Além das comissões de gestão, existem custos de transação (corretagem, bid-ask spreads -ou seja, a diferença entre o melhor preço de compra e o melhor preço de venda). A informação sobre todos os custos é essencial para avaliar o impacto no investimento.
  • Diversificação da carteira: Os ETF são um excelente ponto de partida, mas a combinação com outros produtos financeiros (Seguros Financeiros, PPRs) pode criar uma carteira mais robusta e alinhada com os objetivos de longo prazo."

"Em Portugal, à semelhança do mercado internacional, o investimento em ETF é possível através da maioria dos bancos e corretoras. Estes instrumentos representam uma porta de entrada importante e simplificada para o mundo dos investimentos. A chave para o sucesso reside na informação e em decisões conscientes, já que o investimento no conhecimento financeiro é o melhor ativo para qualquer percurso de investimento", é referido na mesma nota. 

Leia Também: Von der Leyen destaca potencial do lítio em Portugal (e não só)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10