Meteorologia

  • 18 JULHO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Gaspar liberta verbas para câmaras mas deixa hospitais à espera

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, desbloqueou, há cerca de um mês, as verbas destinadas às Câmaras Municipais no que diz respeito às despesas de Janeiro e Fevereiro. Já os hospitais ainda não receberam luz verde do responsável no mesmo sentido.

Gaspar liberta verbas para câmaras mas deixa hospitais à espera

Se as Câmaras Municipais podem respirar de alívio quanto às despesas que terão de enfrentar nos primeiros dois meses do ano, o mesmo não se aplica aos hospitais.

Isto porque o Ministério das Finanças usou de dois pesos e de duas medidas no concerne à autorização de receitas para cabimentar os gastos de Fevereiro e de Janeiro, privilegiando as autarquias em detrimento dos hospitais, o que tem um impacto directo no tratamento dos doentes.

Na base do problema, indica a edição desta sexta-feira do jornal i, estará uma interpretação da lei, “que prevê que as despesas possam ser feitas se houver receitas que as financiem num horizonte de três meses, mas não considera despesas em continuidade”.

Desta feita, para serem considerados fundos a receber no próximo ano, é necessária uma autorização especial do Ministério das Finanças, que, por sinal, foi já endereçada às autarquias mas não aos hospitais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório