O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, considerou que a subida de Portugal no rating da Fitch, divulgado esta sexta-feira, "confirma o caminho sólido percorrido" pelo país.
"A atualização da classificação de Portugal para A, a segunda em apenas duas semanas, confirma o caminho sólido que temos percorrido: contas equilibradas, redução sustentada da dívida e crescimento acima da média da zona euro", escreveu na rede social X (antigo Twitter).
Saliente-se que a agência de notação financeira Fitch subiu hoje o rating de Portugal de A- para A, com 'outlook' (perspetiva) estável, anunciou, em comunicado.
A Fitch apontou vários motivos para subir a classificação de Portugal, como a redução contínua da dívida, uma posição orçamental equilibrada, défices reduzidos a partir de 2026, o aumento das exportações e um crescimento resiliente.
Fitch’s upgrade of Portugal’s rating to A, the second in just two weeks, confirms the solid path we have pursued: balanced accounts, sustained debt reduction, and growth above the Eurozone average. https://t.co/SRxlrvFOYH
— Joaquim Miranda Sarmento (@JMirandSarmento) September 12, 2025
A Fitch junta-se assim a outras agências de crédito, que têm subido o 'rating' de Portugal, como a DBRS, que avalia a dívida soberana em A (elevado) e a Moody's em A3.
A S&P melhorou a classificação de 'A' para 'A+', apenas seis meses após outra subida.
Subida do rating de Portugal pela Fitch é "reconhecimento do trabalho"
A decisão da agência de notação financeira Fitch em subir o 'rating' de Portugal para A é um "reconhecimento do trabalho" feito pelo Governo, famílias e empresas, disse o Ministério das Finanças, num comunicado.
Na nota, publicada após o anúncio da revisão em alta da classificação de Portugal pela organização, a tutela disse que "esta decisão é mais uma conquista para Portugal e o reconhecimento do trabalho que está a ser feito pelo Governo, pelas famílias e empresas, no sentido de promover o crescimento da economia, garantir o equilíbrio das contas públicas e a redução sustentada da dívida pública".
[Notícia atualizada às 23h25]
Leia Também: Fitch sobe rating de Portugal para A (com perspetiva estável)