Procurar

Lucro da Ibersol cai para menos de metade e atinge 1,6 milhões

A Ibersol registou, no primeiro semestre deste ano, lucros consolidados de 1,6 milhões de euros, menos de metade dos 4,8 milhões de euros obtidos em igual período de 2024, segundo comunicado ao mercado.

Lucro da Ibersol cai para menos de metade e atinge 1,6 milhões

© Lusa

Lusa
12/09/2025 18:38 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Ibersol

De acordo com o comunicado, publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o resultado líquido das operações continuadas, também de 1,6 milhões de euros, "representa uma variação de -0,2 milhões de euros face ao registado em igual período de 2024".

 

No ano passado, o grupo tinha registado três milhões de euros de mais-valia da venda de oito restaurantes, no mesmo período. 

No semestre, a empresa registou um aumento do volume de negócios consolidado de 246,7 milhões de euros, um crescimento de 17,8% face aos primeiros seis meses de 2024, destacou.

O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da Ibersol atingiu, nos primeiros seis meses deste ano, 57 milhões de euros, um aumento de 44,5% em termos homólogos.

De acordo com o grupo de restauração, durante o primeiro semestre deste ano, foi alienado o último restaurante Burger King e houve um encerramento em Portugal (Pasta Caffé) e três encerramentos de franquiados em Espanha (um Pans, um Ribs e um Santamaria).

Em sentido contrário, o grupo registou "uma abertura em Portugal de um restaurante Taco Bell" e cinco aberturas em Espanha: um restaurante KFC, dois restaurantes Pret-a-Manger (um no aeroporto de Málaga e um no aeroporto de Barcelona) e outros dois restaurantes no aeroporto de Barcelona (Malvón e Carlsberg).

O número total de unidades do grupo, no final do primeiro semestre era de 555 (503 próprias e 52 franquiadas).

Em 2025, o investimento (capex) atingiu os 14,7 milhões de euros, nomeadamente em expansão, ou seja, o valor correspondente a novos restaurantes abertos (9,8 milhões de euros), remodelações (21 unidades em Portugal e Espanha, num total de 3,2 milhões de euros) e "investimentos em curso e outros correntes no valor de 1,7 milhões de euros".

Já a dívida líquida ascendia a 180,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 4,4 milhões de euros face ao valor em dívida no final de 2024, disse a Ibersol.

[Notícia atualizada às 19h29]

Leia Também: Bolsa de Lisboa encerra em baixa (numa Europa maioritariamente negativa)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10