De acordo com o comunicado, publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o resultado líquido das operações continuadas, também de 1,6 milhões de euros, "representa uma variação de -0,2 milhões de euros face ao registado em igual período de 2024".
No ano passado, o grupo tinha registado três milhões de euros de mais-valia da venda de oito restaurantes, no mesmo período.
No semestre, a empresa registou um aumento do volume de negócios consolidado de 246,7 milhões de euros, um crescimento de 17,8% face aos primeiros seis meses de 2024, destacou.
O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da Ibersol atingiu, nos primeiros seis meses deste ano, 57 milhões de euros, um aumento de 44,5% em termos homólogos.
De acordo com o grupo de restauração, durante o primeiro semestre deste ano, foi alienado o último restaurante Burger King e houve um encerramento em Portugal (Pasta Caffé) e três encerramentos de franquiados em Espanha (um Pans, um Ribs e um Santamaria).
Em sentido contrário, o grupo registou "uma abertura em Portugal de um restaurante Taco Bell" e cinco aberturas em Espanha: um restaurante KFC, dois restaurantes Pret-a-Manger (um no aeroporto de Málaga e um no aeroporto de Barcelona) e outros dois restaurantes no aeroporto de Barcelona (Malvón e Carlsberg).
O número total de unidades do grupo, no final do primeiro semestre era de 555 (503 próprias e 52 franquiadas).
Em 2025, o investimento (capex) atingiu os 14,7 milhões de euros, nomeadamente em expansão, ou seja, o valor correspondente a novos restaurantes abertos (9,8 milhões de euros), remodelações (21 unidades em Portugal e Espanha, num total de 3,2 milhões de euros) e "investimentos em curso e outros correntes no valor de 1,7 milhões de euros".
Já a dívida líquida ascendia a 180,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 4,4 milhões de euros face ao valor em dívida no final de 2024, disse a Ibersol.
[Notícia atualizada às 19h29]
Leia Também: Bolsa de Lisboa encerra em baixa (numa Europa maioritariamente negativa)