A reunião para eleger como novo presidente da Metro do Porto Emídio Gomes está marcada para dia 29 de setembro, às 11:00, de acordo com uma nota da Mesa da Assembleia-Geral a que a Lusa teve hoje acesso.
Segundo essa nota, em causa está a continuação formal da última assembleia-geral anual da Metro do Porto, cujo último ponto, denominado "Deliberar sobre a eleição dos membros dos órgãos sociais para o triénio 2025-2027" tinha ficado suspenso.
A discussão desse ponto da ordem de trabalhos está agora marcada para o dia 29, às 11:00.
Os autarcas da Área Metropolitana do Porto deram, em 25 de julho, parecer favorável à nomeação de Emídio Gomes como presidente da Metro do Porto, tendo também designado Luísa Salgueiro, Silva Tiago e Cristina Pimentel como vogais não executivos da transportadora.
Em causa está o parecer não vinculativo necessário para o Governo poder avançar formalmente com a nomeação de Emídio Gomes para o cargo, depois de ter avançado essa intenção à Área Metropolitana do Porto (AMP).
Se Luísa Salgueiro (presidente da Câmara de Matosinhos) e Silva Tiago (presidente da Câmara da Maia) já ocupavam cargos não executivos na empresa, Cristina Pimentel, que é presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP, detida maioritariamente pelo município do Porto), regressa à Metro do Porto após se ter demitido em novembro de 2024, em rutura com o atual presidente da Metro, Tiago Braga.
O Governo quer nomear o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, para presidente da Metro do Porto, substituindo Tiago Braga, que está no cargo desde 2019.
"O acionista Estado tenciona designar o Professor Doutor Emídio Gomes para exercer, em simultâneo, os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Presidente da Comissão Executiva da empresa, para o mandato 2025-2027", pode ler-se numa carta remetida pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação à Área Metropolitana do Porto (AMP) a que a Lusa teve acesso.
Emídio Gomes, atual reitor da UTAD e antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) entre 2013 e 2016, é licenciado em Engenharia Zootécnica (UTAD) e mestre e doutor em Ciências Biomédicas (Universidade do Porto), sendo professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), no Porto, desde 2000.
Foi também Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais (2009-2011) e administrador executivo da Junta Metropolitana do Porto (2005-2009), a antecessora da atual Área Metropolitana.
Vai substituir Tiago Braga, que passou da administração da Metro do Porto (onde estava desde 2016) para a presidência em 2019, então nomeado pelo Governo do PS e cujo mandato foi renovado em 2022, tendo terminado no final de 2024.
Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação e 85 estações, espalhadas pelos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Estão em construção a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), e a Linha Rubi (H), entre Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) e Casa da Música (Porto).
O metrobus Casa da Música - Império, contratado e executado pela Metro do Porto e cuja operação será feita pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), aguarda entrada em funcionamento.
Leia Também: Inundações: Pelo menos 23 mortos nas ilhas indonésias de Bali e Flores