Procurar

Reforçar aposta na cloud: Alibaba quer captar 2.985 milhões em obrigações

Num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong -- onde está cotado juntamente com Nova Iorque --, a empresa indicou que os títulos vencem em setembro de 2032 e serão oferecidos em venda privada, com a possibilidade de conversão em ações da Alibaba negociadas nos Estados Unidos.

Reforçar aposta na cloud: Alibaba quer captar 2.985 milhões em obrigações

© Lusa

Lusa
11/09/2025 09:15 ‧ há 21 horas por Lusa

Economia

Alibaba

O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba anunciou hoje uma emissão de obrigações no valor de 3.200 milhões de dólares (cerca de 2.985 milhões de euros) para reforçar a sua infraestrutura de computação em nuvem e expandir operações internacionais.

 

Num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong -- onde está cotado juntamente com Nova Iorque --, a empresa indicou que os títulos vencem em setembro de 2032 e serão oferecidos em venda privada, com a possibilidade de conversão em ações da Alibaba negociadas nos Estados Unidos.

Do total angariado, 80% será destinado à expansão de centros de dados, modernização tecnológica e melhoria de serviços para responder à "crescente procura" no setor 'cloud', enquanto os restantes 20% visam fortalecer a presença internacional da empresa no comércio eletrónico.

Embora este último continue a ser o principal gerador de receitas da Alibaba, a liderança do grupo tem apontado a computação em nuvem e a inteligência artificial (IA) como eixos estratégicos para o crescimento futuro.

Com o seu modelo de IA Qwen como referência, a Alibaba tornou-se uma das faces mais visíveis do setor emergente da inteligência artificial na China. Em fevereiro, a empresa anunciou investimentos de pelo menos 380 mil milhões de yuan (45,6 mil milhões de euros) em infraestrutura para IA e serviços 'cloud'.

Após o anúncio da emissão de obrigações, as ações da Alibaba em Hong Kong subiam 0,63% por volta das 13:00 locais (06:00, em Lisboa), acumulando uma valorização de quase 77% desde o início do ano.

Leia Também: Número de idosos portugueses carenciados aumenta na Venezuela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10