Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Autarcas do Porto preocupados com concessão de transportes

Autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestaram hoje preocupação quanto ao processo de concessão da STCP e da Metro do Porto, temendo que haja uma penalização para o erário público em benefício de privados.

Autarcas do Porto preocupados com concessão de transportes
Notícias ao Minuto

16:00 - 03/10/14 por Lusa

Economia AMP

Em reunião ordinária do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), o autarca de Gondomar, Marco Martins, afirmou ter informações "não oficiais" de que as respostas a milhares de perguntas colocadas pelos interessados no concurso público "vão penalizar o erário público e beneficiar os privados".

Também o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou estar "a acontecer o que era previsível: um caderno de encargos que não era claro e que tinha problemas graves", defendendo que "mais vale uma não decisão do que uma má decisão".

"Espero que o senhor secretário de Estado dos Transportes e o senhor ministro da Economia não se precipitem", frisou, acrescentando que, perante as "mais de duas mil perguntas" dos interessados, receia "que possa haver a tentação de viabilizar o [atual] caderno de encargos".

Já o autarca da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou ser "cada vez mais importante a preocupação" com o fim do contrato com o atual operador da Metro do Porto, que termina no fim do ano, tendo em conta que "persiste a questão muito complicada" sobre a interpretação dos incentivos do contrato de subconcessão, que atualmente faz com que a empresa Prometro deva mais de 20 milhões de euros à transportadora.

"Essa preocupação pode ser muito lesiva para os interesses do Estado", disse Aires Pereira, rejeitando desde já que um dia mais tarde a AMP venha a ser responsabilizada pelo que quer que seja, por ter avisado a tutela "a tempo e horas" sobre esta questão.

Para o presidente do CmP, Hermínio Loureiro, este processo relativo ao Metro do Porto "já derrapou no tempo" e essa derrapagem "vem claramente prejudicar esta questão, [o que] fragiliza o CmP e a empresa Metro do Porto".

O também presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis destacou que nestas concessões o desejo "é que as populações sejam bem servidas" e que "os aumentos das tarifas nunca, em nenhuma circunstância, possam ultrapassar aquela que é a taxa de inflação", como foi assumido pelo Governo.

Também o problema da Autoridade Metropolitana dos Transportes foi hoje abordado, com Hermínio Loureiro a reforçar a ideia de que "os municípios [da AMP] estão naturalmente disponíveis para ter um papel mais ativo no sistema de regulação e das concessões".

"Todos temos a ganhar com um sistema forte e não como tem estado até aqui, até com a falta de representantes do próprio Estado, prejudica o trabalho que é fundamental e prioritário para a mobilidade" na AMP, concluiu.

O prazo oficial para o fim do concurso público para a subconcessão da STCP e Metro do Porto terminaria esta terça-feira, mas os interessados, que ainda não tiveram resposta às questões colocadas, receberam na semana passada uma informação de que em breve seria indicada um novo prazo limite.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório