Procurar

Levantado 2.ª efeito suspensivo e concurso de 117 comboios está a avançar

A CP - Comboios de Portugal disse hoje à Lusa que foi levantado o segundo efeito suspensivo de uma impugnação ao concurso de compra de 117 comboios, estando a decorrer o prazo do pagamento de caução pelo consórcio vencedor.

Levantado 2.ª efeito suspensivo e concurso de 117 comboios está a avançar

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
09/09/2025 19:22 ‧ há 10 horas por Lusa

Economia

CP

Em resposta a questões da Lusa, fonte oficial da CP confirmou que "já foi levantado o efeito suspensivo" de uma segunda impugnação ao concurso público de compra de 117 comboios pela CP, no caso a da espanhola CAF, depois de em julho ter sido conhecido que uma primeira (no caso da suíça Stadler), já tinha visto o seu efeito suspensivo levantado.

 

"O processo encontra-se em curso. Está a correr prazo para a prestação da caução, para posterior outorga do contrato", respondeu a mesma fonte oficial à Lusa, confirmando que a assinatura com o consórcio da multinacional francesa Alstom e da portuguesa DST pode avançar.

Questionada sobre qual o prazo expectável para o cumprimento de todas as formalidades e a assinatura do contrato, fonte oficial disse que "a CP cumpre e vai cumprir os prazos legais a que está obrigada", não adiantando mais informações.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Alstom também referiu que a empresa não iria fazer qualquer comentário sobre os prazos.

Em causa está o procedimento para a aquisição de 117 comboios para a CP, a maior compra de sempre, no valor de 819 milhões de euros, adjudicada em 28 de novembro de 2023 ao consórcio liderado pela francesa Alstom, para fornecimento de 62 comboios urbanos e 55 regionais.

Está prevista a instalação de uma fábrica de comboios em Matosinhos (distrito do Porto), o que, segundo a empresa, iria representar cerca de 300 postos de trabalho diretos e 1.500 indiretos.

Leia Também: "Externalização da manutenção da Carris foi uma opção errada"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10