Procurar

UGT manifesta "profunda consternação" e homenageia guarda-freio

A União Geral de Trabalhadores (UGT) manifestou hoje "profunda consternação" e "sentido pesar" pelo acidente no elevador da Glória, em Lisboa, prestando homenagem ao guarda-freio, uma das vítimas mortais e sócio de um sindicato filiado na central.

UGT manifesta "profunda consternação" e homenageia guarda-freio

© Global Imagens

Lusa
04/09/2025 13:57 ‧ há 21 horas por Lusa

s famílias das vítimas e a todos os que sofrem, direta ou indiretamente, com esta irreparável perda, endereçamos as mais sinceras condolências, reafirmando a nossa solidariedade e expressando o desejo de uma rápida e plena recuperação a todos os feridos", refere a UGT em comunicado.

 

Manifestando o seu "mais sentido pesar por todas as vidas perdidas", a central sindical presta ainda homenagem ao guarda-freio André Marques, sócio do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), uma das organizações sindicais filiadas na UGT, que morreu enquanto exercia funções.

"À sua família, amigos e colegas de profissão, deixamos uma palavra de profundo pesar e de solidariedade neste momento de dor irreparável", sustenta.

No comunicado, a UGT reconhece e enaltece ainda "o esforço, a prontidão e a dedicação de todas as entidades e profissionais envolvidos nas operações de socorro" às vítimas do acidente.

O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, causando 17 mortos e 21 feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

Entre os 17 mortos, 15 foram confirmados no local do acidente e dois morreram nos hospitais para onde tinham sido transportados.

O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

Leia Também: AO MINUTO: Número de mortos corrigido para 16; "Das maiores tragédias"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10