Procurar

Taxas Euribor começam setembro a subir em todos os prazos

A taxa Euribor a seis meses, que em janeiro do ano passado passou a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje 0,012 pontos, para 2,086%, contra 2,074% na sessão anterior.

Taxas Euribor começam setembro a subir em todos os prazos

© Shutterstock

Lusa
01/09/2025 10:21 ‧ há 17 horas por Lusa

Economia

Euribor

As taxas Euribor voltaram hoje a subir nos prazos de três, seis e 12 meses relativamente à sessão anterior.

 

A taxa a três meses subiu 0,013 pontos para para 2,074%, o que compara com 2,061% de sexta-feira, mas mesmo assim mantém-se abaixo das taxas a seis (2,086%) e a 12 meses (2,148%).

A taxa Euribor a seis meses, que em janeiro do ano passado passou a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje 0,012 pontos, para 2,086%, contra 2,074% na sessão anterior.

Dados do Banco de Portugal (BdP) referentes a junho indicam que a Euribor a seis meses representava 37,74% do 'stock' de empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável.

Os mesmos dados indicam que as Euribor a 12 e a três meses representavam 32,28% e 25,58%, respetivamente.

A Euribor a 12 meses seguiu a tendência e avançou 0,029 pontos para 2,148%, o que compara com 2,119%.

Na última reunião de política monetária, em 24 de julho, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas diretoras, como antecipado pelos mercados e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024.

Enquanto alguns analistas antecipam a manutenção das taxas diretoras pelo menos até ao final deste ano, outros preveem um novo corte, de 25 pontos base, em setembro.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 10 e 11 de setembro em Frankfurt.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10