Procurar

EUA emitem licença para diamantes russos (contornando as sanções)

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu hoje uma licença que autoriza a transação de algumas categorias de diamantes russos para o país até 01 de setembro de 2026.

EUA emitem licença para diamantes russos (contornando as sanções)

© PUNIT PARANJPE/AFP via Getty Images

Lusa
27/08/2025 17:54 ‧ há 6 horas por Lusa

Madrid, 27 ago 2025 (Lusa) - O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu hoje uma licença que autoriza a transação de algumas categorias de diamantes russos para o país até 01 de setembro de 2026.

 

O Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) indicou que é permitida a importação de diamantes não industriais de origem russa com peso igual ou superior a um quilate, desde que se encontrem fora da Rússia e não tenham sido exportados ou reexportados a partir do território russo desde março de 2024.

Além disso, o diretor do OFAC, Bradley Smith, indicou que a licença permite a importação de diamantes não industriais com peso igual ou superior a 0,5 quilates, desde que se encontrem fora da Rússia e não tenham sido exportados ou reexportados de lá desde setembro do ano passado.

"Esta licença geral não autoriza nenhuma transação proibida pelos regulamentos de sanções sobre atividades estrangeiras prejudiciais da Rússia, (...) incluindo aquelas que envolvem qualquer pessoa bloqueada, a menos que sejam autorizadas separadamente", esclareceu.

Leia Também: Bolsa de Lisboa fecha no 'vermelho' com Mota-Engil a perder 1,73%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10