Procurar

Wall Street fecha em alta insensível a conflito entre Trump e governadora

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta, com os investidores pouco afetados por mais um ataque do Presidente dos EUA, Donald Trump, contra a independência do banco central e enquanto esperam pelos resultados trimestrais da Nvidia.

Wall Street fecha em alta insensível a conflito entre Trump e governadora

© iStock

Lusa
26/08/2025 22:36 ‧ há 4 horas por Lusa

Economia

Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,3%, o tecnológico Nasdaq progrediu 0,44% e o alargado S&P500 avançou 0,41%.

 

"Parece que o mercado ignora a tentativa [de Donald Trump] de demitir" a governadora da Reserva Fedra Federal (Fed) Lisa Cook, resumiu Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, em declarações à AFP.

Na segunda-feira à noite, em carta assinada por si próprio e divulgada na sua rede social, Trump escreveu a Lisa Cook que ela será "destituída com efeito imediato".

Primeira mulher afro-americana a aceder ao prestigiadl posto de governadora de Fed, Cook é acusada por Trump de ter mentido para obter créditos imobiliários a taxas mais favoráveis.

O seu advogado, Abbe Lowell, anunciou na terça-feira que a iniciativa de Trump vai ser contestada nos tribunais.

Os investidores ignoraram este conflito e "esperam que o comité [da Fed] adote uma posição mais acomodatícia se o Presidente dos EUA a conseguir destituir", sublinhou Jose Torres, da Interactive Brokers.

O presidente da Fed, Jerome Powell, já alterou de algum modo o seu tom, ao mostrar-se aberto a uma baixa da taxa de juro de referência.

Mas, se a Fed se tornar demasiado acomodatícia e, ao mesmo tempo, "a inflação aumentar devido às taxas alfandegárias, isso pode colocar um problema para o mercado", preveniu Cardillo.

Na frente dos indicadores, os investidores acolheram bem as encomendas de bens duradouros, que saíram acima das expectativas.

A praça bolsista procura, por outro lado, "posicionar-se antes da publicação do índice PCE", na sexta-feira, que é um indicador do comportamento dos preços da ótica das despesas pessoais de consumo, privilegiado pela Fed, apontaram os analistas da Briefing.com.

Uma segunda estimativa do Produto Interno Bruto dos EUA no segundo trimestre é esperada na quinta-feira.

A Nvidia, a primeira capitalização bolsista mundial, vai apresentar as suas contas na quarta-feira, depois do fecho das transações.

"Há muito entusiasmo" em torno da Nvidia, disse Peter Cardillo. "Esperemos que esse entusiasmo se justifique, se não isso pode representar um risco para o mercado", relativizou.

Os analistas esperam uma subida acima de 50% do volume de negócios da empresa no segundo trimestre.

Leia Também: Bolsas europeias em baixa devido à instabilidade política em França

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10