Savannah acaba sondagens: Afinal, pode haver "maior quantidade de lítio"

Foram feitos 50.000 metros de sondagens, "algo nunca antes feito em Portugal", de acordo com a Savannah Resources. A empresa diz que "os dados confirmam a elevada qualidade do minério, abrindo a porta a uma possível maior quantidade de lítio do que o inicialmente estimado".

Savannah acaba sondagens: Afinal, pode haver "maior quantidade de lítio"

© Savannah Resources

Beatriz Vasconcelos
21/08/2025 08:52 ‧ há 1 hora por Beatriz Vasconcelos

Economia

lítio

A Savannah Resources anunciou, esta quinta-feira, que concluiu a segunda fase da mais recente campanha de sondagens no Projeto Lítio do Barroso, em Boticas, no distrito de Vila Real, tendo alcançado um marco histórico: "mais de 50.000 metros de sondagens efetuados desde 2017, tornando-se assim o maior programa de prospeção de lítio alguma vez realizado em Portugal". 

 

Segundo um comunicado enviado às redações, "os dados confirmam a elevada qualidade do minério, abrindo a porta a uma possível maior quantidade de lítio do que o inicialmente estimado". 

"Teores elevados e consistentes de lítio"

"Os resultados divulgados confirmam teores elevados e consistentes de lítio nos depósitos principais e reforçam o potencial de expansão futura do projeto. Entre os resultados mais recentes destacam-se interseções de até 67 metros com teores máximos de 1,82% de óxido de lítio no depósito do Pinheiro – valores compatíveis com os melhores projetos de exploração de lítio do Mundo - confirmando assim a qualidade do minério", pode ler-se. 

A empresa lembra que, "tendo sido concedida, em dezembro de 2024, uma Servidão Administrativa que permitia acesso aos terrenos necessários para efetuar estes trabalhos durante um ano, a equipa da Savannah foi capaz de concluir as sondagens em metade desse tempo, estando agora focados no trabalho de reabilitação".

"O marco agora alcançado pelo Projeto de Lítio do Barroso demonstra não só o sólido conhecimento técnico já desenvolvido sobre um recurso de elevada qualidade, como também a existência de uma base de dados robusta, reduzindo o risco técnico", considera.

A Savannah explica que a "fase recentemente concluída correspondeu a cerca de 12.500 metros de sondagens, em 103 furos, integrados no Estudo de Viabilidade Definitivo (DFS) em curso, sendo o reflexo de um investimento contínuo numa exploração responsável".

Afinal, pode haver "maior quantidade de lítio" face às previsões atuais

"Com a conclusão desta etapa, a Savannah prepara-se agora para atualizar a quantidade de recurso do projeto. O anúncio oficial será feito em setembro, mas os dados já analisados indicam que é expectável um crescimento face à estimativa atualmente em vigor (28 Mt) para o Projeto", pode ler-se na nota divulgada.

A Savannah Resources, refira-se, assume-se como "uma empresa de desenvolvimento de recursos minerais com quase 15 anos de experiência internacional".

"É a única proprietária do Projeto de Lítio do Barroso, no norte de Portugal — o maior recurso identificado de lítio em espodumena na Europa, até à data — e tem concentrado os seus esforços neste Projeto nos últimos sete anos", pode ler-se.

Acrescenta ainda que, "através do Projeto de Lítio do Barroso, a Savannah contribuirá para que Portugal desempenhe um papel fundamental no fornecimento a longo prazo de lítio de origem local para a cadeia de valor europeia de baterias, em rápido crescimento".

Produção deverá arrancar em 2027

"Após a emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) em maio de 2023 e da confirmação do potencial económico do Projeto através do Estudo Preliminar em junho de 2023, prevê-se que a produção tenha início em 2027", revela a empresa. 

"Nessa fase, a Savannah produzirá lítio suficiente para abastecer pelo menos meio milhão de baterias para veículos por ano — o equivalente a mais de três vezes o número total de veículos comprados anualmente em Portugal. Este nível de produção representa também um contributo significativo para a meta do CRMA de assegurar, até 2030, pelo menos 10% de produção interna de lítio na Europa. O Projeto foi considerado Projeto Estratégico pela Comissão Europeia em Março de 2025", pode ler-se. 

[Notícia atualizada às 09h19]

Leia Também: China descobre depósito com 490 milhões de toneladas de lítio e não só

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas