Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco assinala que estimativa do défice prova "política do falhanço"

A deputada do BE Cecília Honório considerou hoje que as estimativas do Governo para o défice orçamental em 2014 provam que a "a política de austeridade é a política do falhanço".

Bloco assinala que estimativa do défice prova "política do falhanço"
Notícias ao Minuto

13:45 - 30/09/14 por Lusa

Economia OE2014

"O que nós sabemos é que esta política de austeridade é a política de falhanço, que as contas públicas afinal continuam neste desnorte", salientou.

Cecília Honório referia-se à estimativa do ministério das Finanças divulgada hoje que aponta para um défice orçamental de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB), percentagem apurada de acordo com o novo sistema europeu de contas.

O Orçamento do Estado para 2014 e os dois retificativos subsequentes, que foram feitos ainda ao abrigo do sistema europeu de contas antigo (SEC1995), previam que o défice orçamental atingisse os 4% no final do ano.

Cecília Honório destacou que a meta inicial acordada com a própria `troika´ está muito longe de ser atingida, apesar de "quatro mil milhões de euros de austeridade e da maior carga fiscal de sempre".

Para além da reestruturação da dívida, a deputada do BE defendeu a devolução dos salários cortados aos portugueses e a redução da carga fiscal para que "a economia respire".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório