Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PCP diz que défice não está contido apesar "de assalto fiscal"

O deputado do PCP Miguel Tiago assinalou hoje que o Governo não conseguiu conter o défice orçamental apesar "do assalto fiscal que tem sido imposto aos trabalhadores portugueses e exigiu uma mudança de políticas.

PCP diz que défice não está contido apesar "de assalto fiscal"
Notícias ao Minuto

13:15 - 30/09/14 por Lusa

Economia OE2014

"Verificamos que apesar do assalto fiscal que tem sido imposto a todos os portugueses, da cobrança de cada vez maior volume de impostos principalmente sobre o trabalho, o que sucede é que o défice orçamental, que tem sido apresentado como o objetivo destas políticas, não está contido", afirmou.

O deputado comunista referia-se à estimativa do ministério das Finanças divulgada hoje que aponta para um défice orçamental de 4,8 do Produto Interno Bruto (PIB), percentagem apurada de acordo com o novo sistema europeu de contas.

O Orçamento do Estado para 2014 e os dois retificativos subsequentes, que foram feitos ainda ao abrigo do sistema europeu de contas antigo (SEC1995), previam que o défice orçamental atingisse os 4% no final do ano.

Miguel Tiago sublinhou que nem o objetivo dos 4% do PIB será atingido como poderá chegar aos 4,8%, "quase mais um ponto percentual".

"Esta política que usa o défice como pretexto tem como verdadeiro objetivo o esbulho da riqueza dos trabalhadores portugueses, a sua concentração nos grandes grupos económicos e o país não cresce, as contas públicas não se consolidam", criticou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório