De acordo com informação da empresa disponibilizada pelo município à Lusa, o projeto prevê a realização de sete intervenções principais, que incluem a construção de cinco passagens de nível superior para veículos e duas passagens de nível para peões distribuídas pelas freguesias de Ribeira de Santarém, Peso, Vale de Santarém, Senhora da Saúde e Vale de Figueira.
Numa nota nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, refere estar em causa um "investimento histórico" que visa "reforçar a segurança, melhorar a mobilidade e potenciar a atividade económica" da zona.
"Nos últimos meses promovemos várias reuniões de trabalho com a IP e com o Governo. Pressionámos o Governo e mostrámos a necessidade urgente de vermos concretizadas estas empreitadas", escreveu o autarca.
Segundo a informação, o investimento será dividido em dois lotes. O Lote 1, com um orçamento de 21 milhões de euros, contempla a construção de dois viadutos rodoviários: um sobre o apeadeiro de Santana/Cartaxo e outro em Vale de Santarém, ambos destinados à circulação automóvel e à supressão de passagens de nível.
Já o Lote 2, no valor de 32,7 milhões de euros, inclui viadutos rodoviários nas localidades do Peso, Estação de Santarém e Senhora da Saúde, e duas passagens superiores para peões em Vale de Figueira.
Está previsto lançar em setembro as empreitadas, ainda dependentes da aprovação da portaria de extensão de encargos.
De acordo com a IP, todos os projetos de execução estão concluídos e os fundos comunitários para o financiamento da obra já estão assegurados.
A intervenção insere-se no Programa de Segurança Ferroviária, que prevê a supressão de 155 passagens de nível em todo o país, bem como a automatização de outras 79, com o objetivo de reduzir a sinistralidade, os níveis de ruído e os custos operacionais da rede ferroviária.
O presidente da autarquia destacou a importância da obra para "a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do território".
Leia Também: IP e LusoLav assinam hoje contrato de concessão para TGV