IP investe mais de 53 milhões de euros em passagens de nível em Santarém

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir mais de 53 milhões de euros na construção de sete passagens de nível no concelho de Santarém, no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030.

Passagem de nível ; Ferrovia ; Comboios

© Shutterstock

Lusa
05/08/2025 16:34 ‧ ontem por Lusa

Economia

IP

De acordo com informação da empresa disponibilizada pelo município à Lusa, o projeto prevê a realização de sete intervenções principais, que incluem a construção de cinco passagens de nível superior para veículos e duas passagens de nível para peões distribuídas pelas freguesias de Ribeira de Santarém, Peso, Vale de Santarém, Senhora da Saúde e Vale de Figueira.

 

Numa nota nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, refere estar em causa um "investimento histórico" que visa "reforçar a segurança, melhorar a mobilidade e potenciar a atividade económica" da zona.

"Nos últimos meses promovemos várias reuniões de trabalho com a IP e com o Governo. Pressionámos o Governo e mostrámos a necessidade urgente de vermos concretizadas estas empreitadas", escreveu o autarca. 

Segundo a informação, o investimento será dividido em dois lotes. O Lote 1, com um orçamento de 21 milhões de euros, contempla a construção de dois viadutos rodoviários: um sobre o apeadeiro de Santana/Cartaxo e outro em Vale de Santarém, ambos destinados à circulação automóvel e à supressão de passagens de nível.

Já o Lote 2, no valor de 32,7 milhões de euros, inclui viadutos rodoviários nas localidades do Peso, Estação de Santarém e Senhora da Saúde, e duas passagens superiores para peões em Vale de Figueira.

Está previsto lançar em setembro as empreitadas, ainda dependentes da aprovação da portaria de extensão de encargos.

De acordo com a IP, todos os projetos de execução estão concluídos e os fundos comunitários para o financiamento da obra já estão assegurados.

A intervenção insere-se no Programa de Segurança Ferroviária, que prevê a supressão de 155 passagens de nível em todo o país, bem como a automatização de outras 79, com o objetivo de reduzir a sinistralidade, os níveis de ruído e os custos operacionais da rede ferroviária.

O presidente da autarquia destacou a importância da obra para "a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do território".

Leia Também: IP e LusoLav assinam hoje contrato de concessão para TGV

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas