Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Afinal, Finanças dão conta de défice de 4,8%

O Governo estima que o défice orçamental de 2014 atinja 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) segundo o novo sistema europeu de contas, o SEC2010, acima dos 4% previstos ao abrigo do anterior regime, o SEC1995, segundo o INE.

Afinal, Finanças dão conta de défice de 4,8%
Notícias ao Minuto

11:13 - 30/09/14 por Lusa

Economia OE2014

As estimativas para 2014, agora apresentadas em SEC2010, são do Ministério das Finanças e fazem parte do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje e que é enviado para Bruxelas.

De acordo com informação da tutela, a necessidade de financiamento das administrações públicas este ano "ascende aos 8.336 milhões de euros, correspondente a 4,78% do PIB".

Este valor "inclui o montante de cerca de 1.289 milhões de euros (0,74 pontos percentuais do PIB)" relativo ao financiamento do Estado à SCTP e à Carris e ao 'write-off' do crédito malparado do BPN Crédito pela Parvalorem.

Esta notificação do Procedimento dos Défices Excessivos foi feita pelo INE em SEC2010, o novo sistema de contabilização que os países da União Europeia têm de aplicar até ao final deste mês e que introduz uma série de alterações metodológicas na compilação das contas das administrações públicas, as quais têm "impactos relevantes no respetivo saldo".

O Orçamento do Estado para 2014 e os dois retificativos subsequentes, que foram feitos ainda ao abrigo do sistema europeu de contas antigo (SEC1995), previam que o défice orçamental atingisse os 4% no final do ano.

No início de setembro, na sua análise ao segundo Orçamento Retificativo, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou que o défice orçamental deste ano, ainda apurado em SEC1995, possa chegar aos 10% do PIB se forem consideradas todas as medidas extraordinárias, incluindo a recapitalização do Novo Banco.

Destacando que o conjunto de operações extraordinárias previstas no segundo retificativo "assume um valor significativamente mais avultado" do que o primeiro retificativo, os técnicos independentes que apoiam o Parlamento notam que, "a confirmar-se a classificação do reforço do capital no Novo Banco como uma transferência de capital em contas nacionais, as operações de natureza extraordinária inerentes [ao segundo retificativo] contribuem para agravar o défice em 5,9 pontos percentuais do PIB, em SEC95".

No entanto, para esta estimativa, a UTAO considerou o empréstimo e a assunção de dívida da CP que, em SEC95, ficam fora do perímetro das administrações públicas.

Assim, conclui a UTAO, "embora o défice ajustado seja idêntico nos dois orçamentos retificativos, o défice total difere significativamente, sendo revisto de 4,0% no primeiro retificativo para 10,0% no segundo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório