Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Clientes continuam com 1.400 milhões de euros bloqueados

São cerca de 1.400 milhões de euros bloqueados aos clientes a retalho do Novo Banco que investiram em produtos comercializados pelo BES e apresentados como capital garantido. Eduardo Stock da Cunha pretende arranjar uma solução o mais rápido possível para reaver o dinheiro investido pelos clientes, noticia o Jornal de Negócios.

Clientes continuam com 1.400 milhões de euros bloqueados
Notícias ao Minuto

09:21 - 30/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Novo Banco

Os clientes do Novo Banco ainda têm mais de 1.400 milhões de euros bloqueados, devido a aplicações em produtos comercializados pelo BES e apresentados como sendo de capital garantido.

Deste valor fala-se de investimentos em veículos que aplicavam os recursos dos clientes em ações preferenciais do BES e contratos de gestão de carteiras que o banco usou para comprar as suas obrigações e instrumentos financeiros do Grupo Espírito Santo (GES).

Uma das prioridades do atual gestor, Eduardo Stock da Cunha, é arranjar uma solução para reaver o dinheiro investido pelos clientes.

A equipa já está a trabalhar com o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) nas propostas comerciais a apresentar aos clientes para desbloquear as suas poupanças, mas que ao mesmo tempo salvaguarde a liquidez do banco.

Uma das hipóteses é converter estas aplicações em depósitos a prazo e desde segunda-feira que os clientes a retalho estão a ouvir esta solução.

Estes clientes investiram em obrigações de muito longo prazo do BES, mas que a instituição se comprometeu a recomprar no curto prazo. Este foi um esquema de autofinanciamento que só foi conhecido após a saída de Ricardo Salgado.

São cerca de 800 milhões de euros em dívida oculta do BES que já começaram a ser desbloqueados. Um montante que somado aos investimentos que continuam congelados eleva para mais de 2.200 milhões as poupanças do BES que estão bloqueadas desde o colapso do banco.

O Novo Banco também permanece em negociações para o reembolso das aplicações em papel comercial emitido por empresas do GES realizadas por clientes de retalho do banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório