Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Já há solução para os clientes com obrigações do BES

Os clientes que investiram em obrigações do Banco Espírito Santo com contratos de recompra deverão conhecer, a partir de hoje, qual a solução que o Novo Banco pretende aplicar, avança o Diário Económico.

Já há solução para os clientes com obrigações do BES
Notícias ao Minuto

08:05 - 29/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

O Novo Banco vai lançar, ainda hoje, uma campanha dirigida aos clientes que investiram em obrigações do BES com contratos de recompra.

Escreve o Diário Económico que esta campanha é dirigida aos clientes que subescreveram obrigações não subordinadas do BES através de operações sobre títulos ou em séries comerciais.

Assim, a entidade bancária liderada por Stock da Cunha vai apresentar duas propostas.

Se o cliente decidir vender as obrigações e o resultado não lhe permitir recuperar o montante contratado inicialmente, o Novo Banco sugere que o valor arrecadado seja colocado num depósito a três anos. A taxa de juro começa nos 2% no primeiro ano e alcançará os 4,25% no último ano. O cliente terá de se comprometer a não mexer no dinheiro no primeiro ano, caso o faça sofrerá a penalização de juros. Após o primeiro ano, o cliente é livre para movimentar o montante em causa.

Ao mesmo tempo, o Novo Banco irá constituir, a favor do cliente, um depósito com 75% do diferencial entre o valor a que as obrigações foram vendidas e o capital e remunerações acordados (com o BES) para a sua recompra. O montante deste depósito é assegurado pelo banco e a taxa de juro oferecida é de 4,25%. Mais uma vez, o cliente só poderá movimentar o dinheiro ao fim de um ano, caso contrário será penalizado com juros.

Esta foi a estratégia encontrada pelo Novo Banco para minimizar possíveis saídas de clientes do banco, mas também para manter uma base de poupanças superior.

No entanto, o cliente continua a ter liberdade para ficar com o montante resultante da venda, não aderindo a nenhum destes incentivos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório