"Pedi ao comissário, que vai analisar o nosso plano, apoio da Comissão para um plano robusto e alargado para o Douro", referiu o ministro em declarações aos jornalistas, à margem da reunião do Conselho de Agricultura da União Europeia (UE).
O plano vem no seguimento do de 2024, que incluia medidas de apoio às adegas cooperativas e aos produtores, na ordem dos 100 milhões de euros.
O ministro reiterou haver um desequilíbrio entre a oferta e a procura.
O Ministério da Agricultura e Mar preparou o plano de ação para a gestão sustentável e valorização do setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro (RDD), com ações integradas para a redução de excedentes, ajustamento do potencial produtivo e reforço da criação de valor.
Pela região somam-se queixas e alertas de produtores que temem não conseguir escoar a uva nesta vindima ou venderem-nas a preços baixo, enquanto os comerciantes se queixam de 'stocks' cheios e de quebras nas vendas de vinho.
[Notícia atualizada às 14h58]
Leia Também: Plano para o Douro "é vasto" (e deverá estar pronto em agosto)