Em causa estão requerimentos apresentados pelos grupos parlamentares do Chega e PCP, que foram hoje aprovados na comissão parlamentar de Agricultura, confirmou à Lusa Maurício Marques (PSD), que preside à mesma.
Para além de José Manuel Fernandes, o Chega quer ouvir a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) sobre a "flagrante incapacidade de gestão técnica, operacional e financeira" do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e do Pedido Único 2025.
No mesmo sentido, o PCP teve o seu requerimento aprovado para a audição do ministro da Agricultura e do Mar e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre os apoios do PDR 2020.
O grupo parlamentar do PSD apresentou um requerimento para a audição do presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) sobre o Pedido Único e o PDR 2020, bem como da presidente da comissão diretiva da autoridade de gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) Continente, que recebeu igualmente "luz verde".
Leia Também: PCP quer ouvir ministro da Agricultura sobre fundos europeus