Os bancos cabo-verdianos registaram um lucro agregado recorde de 6,1 mil milhões de escudos (55,3 milhões de euros) em 2024, segundo dados do banco central a que a Lusa teve hoje acesso.
O valor representa mais 16% que no ano anterior, de acordo com as tabelas de Indicadores do Sistema Bancário publicadas pelo Banco de Cabo Verde (BCV), que mostram um desempenho estável da rendibilidade dos capitais próprios, ao manter-se em torno de 16%.
Noutros indicadores, o rácio de solvabilidade do setor cresceu algumas décimas e está na casa dos 24% - mantendo-se acima do mínimo regulamentar de 11,25%.
O crédito total concedido pela banca cresceu 5% para 158 mil milhões de escudos (1,4 mil milhões de euros), que é também um máximo histórico, e o crédito em incumprimento subiu 14% para 12 mil milhões de escudos (109 milhões de euros) -- com o rácio entre crédito em incumprimento e crédito total a subir para 8%.
Do lado da liquidez, a banca cabo-verdiana fechou o último ano com 280 mil milhões de escudos (2,5 mil milhões de euros) em depósitos, mais 7% que em 2023.
De acordo com o BCV, o setor é composto por oito bancos de autorização genérica.
Leia Também: Pneu e velocidade: As primeiras conclusões do acidente de Diogo Jota