Bolsas europeias abrem em alta de olhos postos nas negociações comerciais

As bolsas europeias abriram hoje em ligeira alta depois de terem fechado na terça-feira no vermelho, à exceção de Londres, com os olhos postos nas negociações comerciais e plano fiscal dos EUA e no Fórum BCE, em Sintra.

Bolsas europeias abrem em alta de olhos postos nas negociações comerciais

© Shutterstock

Lusa
02/07/2025 09:28 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

mercados

 

Pub"> 

Pelas 09:00 em Lisboa, a bolsa de Madrid era a que mais subia, com um ganho de 0,52%, seguida de Paris, com 0,50%, Milão, com 0,33%, Frankfurt, com 0,19%, Londres, com 0,13%.

O Euro Stoxx 50, o índice das maiores empresas de capitalização da Europa, também registava um ganho de 0,24%.

Após a subida de terça-feira, o euro desvalorizou hoje 0,20% face ao dólar, sendo negociado a 1,177 dólares.

Os mercados estão a avaliar o progresso nos acordos comerciais dos Estados Unidos (EUA) com o resto do mundo, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter sugerido recentemente a ideia de aumentar as tarifas sobre as importações japonesas para 30% ou 35%, enquanto com a Índia pode ser concluído um acordo provisório esta semana.

Adicionalmente, a Câmara dos Representantes dos EUA prepara-se para iniciar a votação final do texto orçamental e fiscal apresentado por Donald Trump, após a sua aprovação pelo Senado na noite de terça-feira, numa votação renhida em que o voto do vice-presidente J.D. Vance foi decisivo.

Os mercados bolsistas estarão também a observar atentamente o discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, no Fórum realizado na cidade de Sintra, que termina hoje.

Os números do desemprego de maio na zona euro também serão divulgados hoje.

Wall Street fechou a última sessão mista, com o Dow Jones Industrial Average a ser o único índice a subir, avançando 0,91%, enquanto o S&P 500 caiu 0,11% e o Nasdaq 0,82%.

Na Ásia, o índice Nikkei na Bolsa de Tóquio fechou a cair 0,58%, enquanto o índice de referência na Bolsa de Xangai caiu 0,09%, e o Hang Seng, na Bolsa de Hong Kong, subiu 0,56% poucos minutos antes do fecho.

As matérias-primas estão hoje em baixa, com o petróleo Brent, referência europeia, a cair 0,18% para 66,68 dólares por barril, enquanto o Texas Intermediate, referência americana, também a recuar 0,31% para 66,25 dólares por barril, antes da abertura oficial do mercado.

O ouro também caiu 0,30%, com o preço da onça a ser negociado a 3.340 dólares.

Leia Também: Lá fora: Gonzalo dá 'quartos' ao Real Madrid e Juventus tem novo reforço

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas