Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Qualquer aumento é bom. Só lamento que seja tão baixo"

Em reação ao aumento do salário mínimo, acordado esta quarta-feira em sede de concertação social, Manuela Ferreira Leite afirmou que ?qualquer aumento é bom?, ainda que ?seja tão baixo?.

"Qualquer aumento é bom. Só lamento que seja tão baixo"
Notícias ao Minuto

23:11 - 25/09/14 por Goreti Pera

Economia Manuela Ferreira Leite

“Qualquer aumento é bom. Só lamento que seja tão baixo”. Foi esta a reação de Manuela Ferreira Leite ao aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) dos 485 para os 505 euros.

“Quando estamos a falar de um ordenado mínimo tão baixo, tão reduzido, chega-se à conclusão de que a pobreza não está só nas pessoas que não trabalham mas nas pessoas que trabalham”, lamentou a social-democrata.

Na perspetiva da economista, “é importante que o acordo tenha feito na concertação social”, mas há riscos que lhe estão associados e que tem a ver com as dificuldades das empresas em suportar mais custos.

“Tal pode vir a provocar aumento de desemprego, se algumas empresas não conseguirem suportar os custos e tiverem de fechar”, salientou, dando o exemplo da área da restauração.

Tendo em conta que o Governo encontrou uma forma de compensar as empresas por esta medida, diminuindo a Taxa Social Única (TSU), Manuela Ferreira Leite apelou ao ministro do Emprego que não se esqueça de monitorizar as consequências que isto acarreta para a Segurança Social.

“Espero que daqui a uns tempos não se queixem da sustentabilidade da Segurança Social, que pelos vistos é bastante sólida”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório